domingo, 17 de abril de 2016

SEM TRADIÇÃO NÃO HÁ BOM FUTURO!

Dos vários e sábios versos, escritos por Luiz Menezes, que por ser cria de Quaraí, foi apelidado como o poeta do Jarau, cerro lendário que inspirou tantas coisas bonitas, como as Lendas do Sul, do grandioso Simões Lopes Neto, e um dos versos do Menezes diz: A TRADIÇÃO NÃO TEM MEDO DO TEMPO!

Pois amigos esse período nebuloso porque que passa o Brasil, não tenho medo de afirmar que é pela falta de caráter das elites dirigentes e de tradição.

Essa palavra vem do latim, tradiction, e qualifica o ato da entrega de algum valor, tanto que nos tribunais quando de uma pendenga sendo ajustada em uma ação de cobrança, por exemplo, o juiz geralmente indaga: E daí houve a tradição ou seja, quem comprou pagou e quem vendeu entregou?

Isso é tradição, é a entrega de algum valor, por isso os iluminados de 1947 liderados por Paixão Cortes, justamente deram o nome de tradicionalismo ao movimento social que criaram, porque esse movimento cívico, cultural, focado na família, se consolidou com o objetivo de resgatar os valores gaúchos que sustentaram uma vida social equilibrada no passado, e entregar as novas gerações.

Valores esses estudados pela ciência do folclore, nos fatos materiae e espirituais de um povo, matérias – expresso nos usos e costumes, como a vestimenta, a gastronomia, espiritual – expresso nas lendas, nos causos, na música, na dança, no canto, que recolhidos e entregues as novas gerações, cumprem a tradição, que exercitada no tempo, vai forjando uma instituição, por isso a tradição não tem medo do tempo.

Em nosso país ainda temos instituições fortes, porque elas respeitam fundamento, princípios que garantem a sua longevidade, se adequando na modernidade, sem descaracterizar-se, é o caso do Exército, da Polícia Federal, do Judiciário, exemplos da importância da tradição, que em comum é manter os bons costumes.

Gostaria muito de transferir essa observância ao Legislativo e ao Executivo, ou melhor aos seus agentes, de carreira e de passagem, os políticos, que como assistimos há anos vem dilapidando suas instituições, que há tempos perderam sua tradição, desrespeitando costumes, tratando do público como se deles fossem e o resto que danem, por isso estamos nesse sinuca de bico em Brasília, sem saber como tratar dignamente a questão imposta, pois se dignidade tivessem desde antanho, a tradição não deixaria acontecer o que está ai, a razão não teria se perdido.

Quando alguns homens se perdem numa instituição de verdade, ela mesma expulsa pela tradição, não precisa ajuda de fora, quando “há leis que governam homens e não homens governando leis”, frase de Honório Lemes, 1923, O leão do Caverá.

Para pensar: Impedimento é não estar nos conformes, no costume, daí o sujeito é barrado no baile ou tirado para fora!

Atenção: QUER DAR UM PRESENTE NOBRE, ECÔNOMICO E DURÁVEL?
Use: Livro Agenda Gaúcha 2017, um baita presente para qualquer momento!
DVD com filme documentário dos Cavaleiros Farroupilhas!

(nas livraria, papelarias, bazares, lojas de pilchas e agroveteniárias que valorizam cultura ou pelo www.bolichovirtualdoicf.com.br).  

Fonte! Chasque Regionalismo desta semana, por Dorotéo Fagundes de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário