domingo, 6 de setembro de 2015

29ª Ronda Crioula de Cachoeirinha - RS

Mano Lima, Baitaca e Luiz Marenco são atrações confirmadas.
Katia Freitas
A 29ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha, que acontecerá de 12 a 20 de setembro, está sendo construída pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com CTGs e piquetes desde janeiro, por meio de reuniões mensais. O formato e o local do evento, o CTG Rancho da Saudade, permanecerão os mesmos, mas o secretário da pasta Claiton Manfro adianta algumas novidades. Entre elas está a ampliação e priorização das atividades culturais, com a realização de vários concursos, como o de "gastronomia típica" e o de "piquete mais autêntico", que aconteceram também no ano passado. "Será dado um tema para cada piquete ornamentar o seu espaço. Por exemplo, sobre música, sobre o cavalo crioulo, sobre artes visuais, etc", explica Claiton.

Este ano, a SMC vai inovar trazendo os concursos de "poesia crioula" e da "prenda e peão farroupilhas" que irão representar a Ronda Crioula. Conforme o secretário, as inscrições para escolha do casal serão abertas em julho para toda a população. "Os candidatos deverão apresentar habilidades teóricas e práticas e mostrar seus conhecimentos sobre o tradicionalismo", conta ele.


A programação infantil também será privilegiada. A Fazendinha e os passeios de carreta pelo parque serão mantidos, mas haverá ainda apresentações de teatro de bonecos e contação de histórias. A rede municipal de ensino terá sua presença garantida nas oficinas, como as de chimarrão e de laço em vaca mecânica. Muitas outras serão incluídas. Em 2014, cerca de 400 crianças por dia visitaram a Ronda.


O público ainda poderá aproveitar as apresentações das invernadas dos CTGs, além de bailes e shows diariamente. "Convidados como Mano Lima, Baitaca e Luiz Marenco já estão confirmados. O patrono da Ronda, Luis André da Silva, patrão do CTG Guapos da Amizade, também está definido. Será uma Ronda ainda mais tradicional. Este é um objetivo que estamos perseguindo todos os anos", ressalta o secretário. Porém, a inovação estará presente. A Ronda também será um espaço de promoção de campanhas, como a preservação do Meio Ambiente e contra a drogadição, em que serão realizadas palestras e outras atividades relativas ao tema.


A Ronda Crioula, que na edição anterior recebeu mais de 5 mil pessoas por dia, será aberta ao público diariamente e terá todas as suas atividades gratuitas.


Fonte! Sítio oficial da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha / RS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário