domingo, 30 de agosto de 2015

Desfile de 20 de Setembro é cancelado em Guaíba/RS

Guaíba suspende o desfile de 20 de Setembro por risco de Mormo

A decisão do prefeito tem o aval das autoridades sanitárias do município e do estado.

O prefeito de Guaíba conversou com as autoridades sanitárias de Guaíba, e manifestou sua preocupação com o risco da doença Mormo, que afeta os equinos, e é transmissível aos seres humanos, durante o desfile de 20 de Setembro. "Como médico recomendo que as pessoas evitem contato com cavalos sem o exame. Como prefeito proponho o cancelamento do desfile", declarou Henrique Tavares.

Na manhã desta quarta-feira,26, o prefeito esteve reunido com representantes da Inspetoria Veterinária, da Unidade de Controle de Zoonoses, das Secretarias de Saúde e de Turismo e Cultura, da Vigilância em Saúde Municipal e Estadual e da Vigilância Ambiental.
O desfile farroupilha reúne mais de mil cavalarianos na cidade e não há estrutura para controlar se todos os animais fizeram o exame de Mormo. Esta foi a posição unânime dos técnicos.

Programação será mantida e haverá comemoração dos 180 anos da Revolução Farroupilha 

A secretária de Turismo e Cultura garantiu que toda a programação das festividades Farroupilhas está mantida e disse que o momento é de evitar os riscos. "Mesmo sem o desfile dos cavalarianos, a comemoração dos 180 anos da Revolução Farroupilha será inesquecível", garantiu Cláudia Mara Borges Rosa.

As entidades tradicionalistas apoiam a decisão por causa do risco que os próprios cavalos correm ao ficarem aglomerados com outros animais. Diversas cidades gaúchas também cancelaram o desfile a cavalo devido ao Mormo, inclusive Porto Alegre.

Participaram da reunião com o prefeito Henrique Tavares, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Rogério Souza, a secretária de Turismo e Cultura, Cláudia Mara, e os representantes da Vigilância Ambiental do Estado, Sílvia Kessler, da Vigilância Estadual em Saúde, Neusa Barreto e Bannato, da Vigilância Municipal em Saúde, Janice da Silva Karpinski, da Unidade de Controle de Zoonoses, Priscila Santos, Patrícia Malanga, da Vigilância Municipal Ambiental, Elisa de Menezes Teixeira, e da Inspetoria Veterinária Estadual, Antônio Carlos Ferreira Neto.

A DOENÇA

O Mormo é uma doença equina que pode ser transmitida aos seres humanos e também a outros animais. A contaminação acontece pelo contato com material infectante, como pus, secreção nasal, urina ou fezes. A doença era considera erradicada do Estado, até o aparecimento do primeiro caso em junho deste ano, na cidade de Rolante.

Fonte! Chasque publicado no dia 27 de agosto de 2015 no sítio Portal Centro Sul. Abra as porteiras clicando em: http://www.portalcentrosul.com/guaiba/noticia-desfile_de_20_de_setembro_e_cancelado-3521.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário