sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 21.08.15



CTG Amaranto Pereira

         No último sábado tivemos o grande baile da cuca e linguiça no galpão do CTG Amaranto Pereira, animado pelo grupo Os Ruanos. Antes de o fandango começar, tivemos o cerimonial de trocas de faixas e crachás, onde assumiram os novos peões e prendas:
A – Bonequinha:
- Ana Rita M. de Azevedo
- Virginia da Matta Pivetta
- Juliana Leal
- Rafaela da Silva Medeiros
- Gabriela Moscon Lima
B – Prenda Mirim:
1ª – Alicia Goulart de Campos
2ª – Luzia Munai de Azevedo
C – Peão Mirim:
- Miguel Theodoro de Carvalho
D – Prenda Juvenil:
1ª – Cristiane de Oliveira Neto
2ª – Ana Carolina Pereira Rodrigues
E – Guri Farroupilha:
- Bruno Aguiar da Silva
F – Peão Farroupilha:
1º - Josiel de Lima Dias
2º - Cassiano Machado da Silva
G – Prenda Adulta:
1º - Caroline dos Santos de Souza
2ª – Sabrina M. Feijó
3ª – Thais Rurstsatz
         Presentes no cerimonial o patrão da casa Orlando Kunzler e esposa Ione; patrões de CTGs visitantes; diretora cultural da Subcoordenadoria Jane Flores e a Subcoordenadora Marta Guedes Beyer, além das autoridades políticas, como Tiano Caduri que representou o prefeito municipal e pelo legislativo o vereador Julio Bala. O comando do cerimonial foi feito por Rose Ribeiro.

Festejos Farroupilhas a caminho

         Na última sexta feira, dia 14, o CTG Sentinelas do Pago sediou o primeiro evento de pré estreia dos festejos farroupilhas. Tivemos no cerimonial a apresentação dos 25 cavaleiros que vão trazer de Chuí a chama crioula (sairam de Alvorada no dia 20 de agosto); a apresentação dos candidatos à prenda e peão farroupilha; a comissão dos festejos e a programação artística, cultural e musical dos festejos deste ano. Presentes patrões, prendas e peões, a subcoordenadora Marta Guedes Bayer e equipe da subcoordenadoria; do poder público (prefeito Sergio Bertoldi e esposa e diversos secretários municipais) e representando o legislativo o vereador Julio Bala. O fandango foi animado pelo Grupo Fundo de Campo.

A Chama foi acesa no Uruguai....

O município de Chuí, na divisa com o Uruguai, foi palco na manhã do último sábado, 15 de agosto, da distribuição da Chama Crioula para as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas enfrentaram o frio e prestigiaram o evento, que é um dos pontos altos dos festejos farroupilhas, a cada ano. A chama foi acesa no Uruguai, na Colônia do Sacramento, no dia 22 de julho. Fonte! O Sul Online.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário