quinta-feira, 2 de abril de 2015

CENTENÁRIO DE UM PASTOR DO BEM!



Uma das figuras mais espetaculares da vida gaúcha contemporânea, foi o extraordinário professor Dr. Mozart Pereira Soares, cria de Palmeira das Missões que dia 29 de março  completaria 100 anos.

Proposta pelo deputado estadual Gabriel Souza, a casa do povo gaúcho, nossa Assembleia Legislativa, quinta-feira passada, promoveu nobre homenagem ao ilustre gaúcho que desencarnou em 2006 aos 90 anos.

Ele era um cientista, formado como técnico agrícola, médico-veterinário e advogado, foi professor catedrático das faculdades de medicina da UFSM e UFRGS, historiador, poeta e escritor, dirigiu a ETA - Escola Técnica de Agricultura e a Faculdade de Medicina de Veterinária da UFRGS. Foi ele que amadrinhou como professor o político Leonel de Moura Brizola, a quem deu o dever de casa do que estudar para se tornar um estadista.

Eu o conheci e convivi com essa legenda e angelical criatura, de incomensurável cultura e sapiência, um abnegado do saber e ensinar. Isso foi um privilégio e agradeço a Deus, pois o Dr. Mozart, sempre tinha o que dizer, apontar, observar, chamar a atenção de pontos positivos e negativos em sua volta, sempre dando conta do recado, mostrando o caminho melhor á ser seguido.

O amor pelo a humanidade e pelo campo lhe fez regionalista, vivia na efervescência das metrópoles, mas era em seu refugio campestre na sua Palmeira, como gostava de dizer, que tinha não só a paz necessária para estudar mais, mas o fluído natural para recarregar as baterias da alma e seguir em frente na sua missão de educador, compartilhado por sua mulher a quem amou e foi amado.

Amigos, a tumultuada vida de hoje, onde os bons exemplos não são seguidos, onde o mal se prolifera pela baixa vibração mental da humanidade, que sonha ter e não ser, que produz coisas que valem mais que um homem, que vive o hoje como não existisse o ontem e o amanhã rasgando todos os prefácios, da para imaginar a ansiedade que tinha o Dr. Mozart de elevar as consciências, tirando de vez as almas da mediocridade patrocinada por todos aqueles com o mínimo de poder e saber que venderam a alma para “o coisa ruim”, que domina as trevas.

Que glória foi a vida de 90 anos do Dr. Mozart e que maior glória tem agora no céu, onde deve estar agitando as academias espirituais no invento de um antidoto para eliminar a burrice terrena lastreada na preguiça, na gula, na avareza, na luxuria, na ira, na inveja e na vaidade que tornaram a vida aqui esse inferno, por isso não temo a morte, porque se morrer fosse ruim os homens como Mozart Pereira Soares, não morriam.    
   
Para pensar: A vitória das trevas é efêmera, nunca terá a glória que o bem provoca nos conduzindo ao paraíso, por isso vale a pena seguir os exemplos dos Mozarts!  

Fonte! Chasque Regionalismo desta semana, remetido pelo seu autor, Dorotéo Fagundes de Abreu!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário