sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 13.02.15



Jornal A Semana 
Luta pela Vida

         Varias mãos. Várias mentes. Várias ideias. Várias atitudes são o suporte que nesta terra que chamamos de mundo denominamos de solidariedade coletiva, em prol de uma vida.

         Rafael Nunes Borba é um menino adolescente de 15 anos. Tudo seria normal com ele se ele não carregasse consigo uma doença sem cura, que provoca a degeneração dos músculos, podendo leva-lo à morte. A descoberta da mesma foi aos três anos de idade e aos doze ele parou de caminhar.

         O menino é de Alvorada e várias ações sociais já foram e estão sendo realizadas, entre os quais uma ação entre amigos que vai correr pela loteria federal do dia 28 de fevereiro. E no dia 1º de março, um almoço no galpão do CTG Amaranto Pereira, tendo no cardápio, as massas como prato principal. Todos os insumos serão doados por pessoas e empresas solidárias da comunidade. E o valor será de apenas R$ 15,00 por pessoa, onde vários artistas gaúchos renomados já confirmaram presença de forma graciosa, entre os quais o Paulinho Mixaria, o Wilson Paim, o Odilon Ramos, o Paulinho Silva (do Grupo Espora de Prata), a Janaina Maia, o Anderson Oliveira e muitos outros... Contatos, convites e informações com Liete Soares pelo fone (51) 8531-9885, 3442-6006 e 8531-9886. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada (RS).

         Outras formas de ajudar: compra de camisetas, canecas e outros produtos com o slogan “Tamo Junto Rafa” e depósitos bancários (qualquer valor é bem-vindo), em nome de Rafael Nunes Borba, na CEF, conta corrente 11505-5. Agência 0478. Operação 013. Ressaltamos que estes repasses para a CEF podem ser feitos nas tradicionais lotéricas.

CTG Sentinelas do Pago

         A patronagem do CTG Sentinelas do Pago boleia a perna e te convida para participar no dia 07 de março, do grande baile de chopp, que terá no palco o retorno do Grupo Filhos de Galpão. Contatos e informações pelo fone (51) 9112-1165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Coxilha Aberta

         No dia 07 de março o CTG Coxilha Aberta vai abrir as porteiras para um grande fandango com jantar campeiro, em homenagem às mulheres. A animação será por conta do Grupo Marca de Campo. Contatos com Marta Machado pelo fone (51) 9601-9651. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre – RS.

Festa Nacional dos Campeões

No somatório de todas as categorias, o MTG do Rio Grande do Sul sagrou-se campeão do FENART ocorrido neste fim de semana em Piratuba, Santa Catarina. Na principal categoria, as danças tradicionais, a invernada adulta do CTG União Gaúcha Simões Lopes Neto, de Pelotas, representando o Estado, saiu-se bicampeã nacional. Chasque de Rogério Bastos.

Acontece em 10 de fevereiro

 No dia 10 de fevereiro, do ano de 1756, aconteceu o Massacre do Caiboaté, perto de São Gabriel. Os índios guaranis, que após a morte de Sepé estavam sob o comando de Nicolau Nhenguirú III, foram aniquilados pelo exército aliado (luso-brasileiro e espanhol) que estavam demarcando as terras gaúchas como mandava o Tratado de Madri. Chasque de Léo Ribeiro de Souza – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário