sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 16.01.15



 Jornal A Semana 
63º Congresso Tradicionalista

         Nos dias 09 a 11 de janeiro, Uruguaiana foi sede do MTG, por ocasião da realização do 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Temas relevantes foram tratados neste evento. Eis alguns:
1 – Manoelito Savaris é reeleito presidente. Será a sua sétima gestão;
Tema dos festejos farroupilhas 2015: Campeirismo Gaúcho - Sua importância Social e Cultural;
3 – Tema anual do MTG: Para cada competição, momento de confraternização;
4 – O acendimento da chama crioula será no Chuy (Uruguai).

Um Fandango em São Leopoldo

O Grupo Eco do Pampa promove no dia 17 de janeiro, no CTG dos Imigrantes, na Feitoria, o grande jantar-baile de aniversário do grupo. O evento será com jantar campeiro. O CTG fica na Rua Jorge Meyer, 110. Contatos pelo fone (51) 9646-1636.

Retrospectiva Tradicionalista 2014 – 2

A decepção - Tão festejado em anos anteriores, o tradicional Desfile Temático, com carros alegóricos, não saiu desta vez. A alegação do MTG foi falta de patrocínios. Os anunciantes teriam esgotado seus recursos ao investir em mídia durante a Copa do Mundo.
A decisão - Durante o ano, o MTG flexibilizou algumas de suas regras na camopeira sem que, para isso, tenha ignorado o “tradicional”. Foi aprovado o uso de manta gel nas encilhas, reivindicação antiga dos tradicionalistas que andam a cavalo e que laçam. E o laço não precisa mais estar apresilhado. Histórico.
A chama - Foi confirmado o acendimento da Chama Crioula no Uruguai, em agosto de 2015. É a primeira vez que o símbolo da Semana Farroupilha irá partir, em cavalgada, de um pais vizinho, rumo aos quatro cantos do Rio Grande.
O tombamento - O Grêmio Gaúcho, considerada por muitos historiadores como a primeira entidade tradicionalista do Rio Grande, teve seu tombamento aprovado pela Câmara Municipal.
A perda - Perdemos um apaixonado pela tradição gaúcha e pelo cavalo: Vilmar Romera nos deixou, vítima câncer. Foi cavalgar no céu.
A derrota - César Oliveira e Luiz Marenco não se elegeram deputados.
A revelação - Na música, a grande revelação foi o cantor Fábio Duzac, vocalista da banda de Walther Moraes. Ele lançou seu primeiro disco em grande estilo, sob o título “Cardeal Missioneiro”, que explica muito o seu jeito de cantar. É também o disco do ano.
O DVD - A banda de rock Estado das Coisas lançou o DVD Rock de Galpão, com músicas gauchescas em ritmo de rock.
O Show - Músicos gaúchos como César Oliveira & Rogério Melo, Os Serranos, Shana Müller e Neto Fagundes brilharam no palco da Fifa Fan Fest, em Porto Alegre. Foi emocionante ver os argentinos cantarem “Castelhana”, junto com Elton Saldanha. Fonte! Chasque de Giovani Grizotti, publicado no sitio Reporter Farroupilha: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb. Continua....

DTG China Véia

Fundado em 01 de janeiro de 2012, em Dongguan - China, que é considerada uma colônia brasileira, mais gaúcha, devido ao pessoal do ramo do couro no Vale dos Sinos que migrou para lá com o passar do tempo, foi criado o PTG China Véia, cujo patrão é Alan de Souza Sehn.  Prometem em Novembro levar Pirisca Greco e Luiz Marenco para aquelas bandas. Chasque de Rogério Bastos.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário