sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Coluna Tradição e Cultura Jornal A Semana de Alvorada 14.11.14



Jornal A Semana 
ENART: está chegando a hora

         O Enart  é o maior festival de arte e tradição amadora da América Latina, segundo a UNESCO e em 2014 já foram realizadas duas etapas: as “regionais” e as “inter-regionais”. Agora, desta sexta-feira (14) até domingo (16), acontece a grande final em Santa Cruz do Sul, onde  dois mil  competidores pisarão nos tablados, vindos das 30 Regiões Tradicionalistas do nosso Estado e os espectadores desta terra em redor que chamamos de mundo tem aumentado a cada ano que passa, por intermédio da transmissão, que neste ano não será via TVCOM, que transmitiu em 2012 e 2013. Pela internet teremos a transmissão via TV Tradição, como em anos anteriores. Abra as porteiras: www.tvtradicao.com.br.

Manoelito Savaris vai à reeleição no MTG

O anuncio ocorreu na tarde de hoje, em seu programa semanal de TV, "Proseando com o MTG", na TV Tradição. Savaris foi presidente do MTG de 2001 a 2003. Retornou em 2005 e permaneceu em 2006. Em 2014 voltou à presidência e, agora, prepara sua 6ª gestão, igualando-se, se eleito, a Onésimo Carneiro Duarte, que presidiu o MTG de 1975 a 1977, retornando de 1983 a 1985. Este é um chasque de Rogério Bastos.

CTG Bento Gonçalves da Silva

         A patronagem e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia Bonho  te convidam para participar no dia 22 de novembro do grande baile de formatura de fandango. No palco o Grupo Rebenque.  Convites com os formandos, integrantes da patronagem e instrutores. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

A maioridade do CTG Amaranto Pereira

         Foi no dia 04 de novembro de 1993 que foi escrita a ata de fundação do CTG Amaranto Pereira, num ponto comercial da atual Av. Hermínio Rodrigues Machado (antiga Rua 24), tendo inicialmente 51 sócios fundadores. E vinte e um anos depois, no dia 08 de novembro, no seu galpão de eventos, que o CTG realizou o seu grande jantar-baile de aniversário que teve a animação do Grupo Os Tchê Véios - um grupo gaúcho de gente macanuda, daqui da nossa cidade. Além do grande baile, antecedido pelo jantar (churrasco), teve o tradicional bolo com 21 velinhas que foram sopradas e o bolo repartido para todos os participantes do evento.
O Amaranto é um nome de peso. Um nome forte, escolhido pelos seus fundadores, para perpetuar o artista, o tradicionalista, o músico Amaranto Pereira, que deixou a sua marca no programa radiofônico "Grande Rodeio Coringa", na Rádio Farroupilha, sendo cria dos pagos de Encruzilhada do Sul.

A Musica Nativa perde

A música nativista perde um de seus maiores representantes neste domingo. Às 13h40min, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), o cantor Cesar Lindemeyer, 60 anos. 
O músico estava internado no Husm desde o dia 3 de novembro, e, neste sábado (10 de novembro), deu entrada na UTI adulta com insuficiência respiratória. O músico já vinha com sua saúde debilitada desde julho do ano passado, quando sofreu uma parada cardíaca seguida de pneumonia, e chegou a ficar em coma por 45 dias. Chasque de Léo Ribeiro de Souza: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário