sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 24.10.14

Jornal A Semana

Festirim e Festicamp são transferidos

           Na edição anterior trouxemos, neste mesmo espaço  a programação completa do maior evento da modalidade mirim do nosso Estado: o 22º Festirm e 17º Festicamp, que deveria ser realizado dias 18 e 19 de outubro, no galpão do CTG Gildo de Freitas, em Porto Alegre.
         No entanto, devido às condições climáticas desfavoráveis, as comissão executiva destes eventos, a Coordenadoria da 1ª RT/RS e o CTG Gildo de Freitas decidiram pela TRANSFERÊNCIA dos mesmos, para os dias 13 e 14 de dezembro, no mesmo local. Esta decisão foi tomada no dia 17 de outubro.

E Federação Gaúcha do Laço Cresce

         Criada em junho de 2013, a Federação Gaúcha de Laço já conta com 9.600 filiados. É um aumento de 21% em quatro meses. Coincidência ou não, o crescimento ocorreu no calor do boicote do MTG, que puniu CTGs e narradores que participaram de eventos da entidade. O número de “Clubes de Laço” associados à federação também aumentou. Já são 95. E o circuito de laço esportivo, que na primeira edição, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, tinha seis etapas, agora possui oito. Começou em julho e vai até dezembro, mês em que o CTG Zeca Neto, filiado ao MTG, receberá a etapa de Camaquã, mesmo sob risco de sofrer penalidade. O torneio é realizado com verbas da Lei de Incentivo ao Esporte, recursos que a entidade oficial tradicionalista nunca buscou, por entender que o laço é cultura e não atividade esportiva.
         Para a terceira edição do circuito, que inicia em janeiro de 2015, 20 cidades se ofereceram para sediar a competição, que terá oito rodadas. O presidente da federação, Cléber Vieira, conseguiu contornar o veto liderado por Manoelito Savaris buscando parcerias em entidades não filiadas e, principalmente, sedes de sindicatos rurais, muitas das quais com melhor estrutura que a maioria dos parques de rodeios de CTGs. Vieira é presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre e possui bom trânsito junto à poderosa Farsul, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. Este chasque temo como autor meu amigo Giovani Grizotti, publicado no sítio Repórter Farroupilha, do G1 (RS).

50 anos de Poesia

         Neste sábado, dia 25 de outubro, no galpão do 35 CTG – o Primeiro CTG do Mundo, grande jantar-baile de lançamento do livro do Albeni Carmo de Oliveira (Beni). No cardápio, comida campeira com galeto. No palco, o grupo Os Quatro Gaúchos. Ingresso por casal com direito a um exemplar da obra do Beni a R$ 70,00. Contatos com o Beni pelo fone (51) 9966-5082. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5200, em Porto Alegre.

Um Fandango em Porto Alegre

         Saindo de Alvorada, neste sábado, para quem quiser um bom fandango em Porto Alegre, sugerimos que boleiem a perna lá pela Auxiliadora, pois o CTG Maragatos estará festejando aniversário. Será um grande jantar-baile, tendo comida campeira no cardápio. No palco, o grupo Eco do Minuano e Bonitinho. Contatos com o Patrão Paulo pelo fone (51) 9123-0453. O CTG fica na Av. Ouro Preto, 408 A.

Chasques de Novembro....

         Novembro promete em termos de eventos tradicionalistas: no dia 01, grande baile no CTG Gildo de Freitas,em Porto Alegre, com o grupo Os Filhos de Galpão; no dia 03 – reunião da Subcoordenadoria no galpão do CTG Campeiros do Sul; dia 07 – jantar campeiro no galpão do CTG Chilena de Prata, em benefício da Invernada adulta, única da cidade a participar da final do Enart 2014; dia 08 – grande jantar-baile de aniversário do CTG Amaranto Pereira, com o Grupo Tchê Véios. Neste mesmo dia, grande jantar-baile com o Grupo Marca de Campo no galpão do CTG Coxilha Aberta em Porto Alegre. E vem muito mais por ai. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário