sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 19.09.14



TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade
 Jornal A Semana
Acampamento e Desfile Farroupilha

        Está chegando ao fim o 10º Acampamento Farroupilha na Praça Central. Ontem tivemos importante palestra sobre as lendas gaúchas. E a ronda crioula com guarda da Chama, foi organizada e realizada pelo Piquete do Projeto Social do 24º BPM – PM Mirim, sob o comando do Sargento Eugênio (coordenador do projeto), com o apoio incondicional de Neida Nunes Ramos e hoje teremos das 9 às 14h, a palestra “Mostra Folclórica de festa junina no RS”, por Doracy Beyer.
         O desfile farroupilha será realizado amanhã, dia 20 – data magna farroupilha, a partir das 15h com o tema “Eu Sou do Sul” onde os CTGs vão abordar?
1 – Nossa Gente –CTG Tradição
2 – Churrasco e Chimarrão – CTG Chilena de Prata
3 – A Música e a Dança – CTG Amanhecer na Querência
4 – A Indumentária – CTG Sentinelas do Pago
5 – A Bandeira e o Brasão – CTG Bento Gonçalves da Silva
6 – A Lide Campeira – CTG Rança Gaúcha
7 – Iconografia local (monumentos) – CTG Amaranto Pereira
8 – Poesia e Trova – CTG Campeiros do Sul
         Os temas: “a Fisionomia do Estado” e a “Revolução Farroupilha”, teve a sugestão em abril deste ano, de que duas entidades tradicionalistas acampadas aqui, mas sendo de fora da cidade, apresentem estes temas na avenida. E à noite, por volta das 20h, teremos o espetáculo musical gaúcho com João Luiz Correa.

Fandango Oficial Farroupilha

O fandango oficial farroupilha será realizado no dia 27 de setembro, sendo organizado pelo CPF O Tempo e o vento, no galpão do CTG Campeiros do Sul no dia 27 de setembro. A animação será por conta do Grupo Rebenque.
Como é fandango, será exigida a pilcha. Convites a preços camaradas o vivente conseguirá com o patrão do CTG mais próximo do seu rancho. Também teremos a premiação que envolve o acampamento, o desfile, a culinária campeira, a parte cultural e a formatura do primeiro curso de fandango expresso realizado no acampamento farroupilha pelos instrutores Daniel Dorneles e Roberta Motta.

O sucesso da Tertúlia Beneficente do Rotary

         Num local aprazível, aconchegante, num galpão redondo, com um fogão campeiro fumegando, foi preparado o jantar campeiro que estava inserido no contexto da 1ª Tertúlia Nativista do Rotary Club Alvorada, realizado no último sábado, dia13 de setembro, no Sitio da Família Gomes, no bairro Intersul. A renda foi repassada ao Grupo de Apoio e Alerta do Amanhã sem Câncer, pastoral da Paróquia Santo Antônio.
         Iniciativas como esta proporcionada pelo Rotary Club Alvorada tem o apoio incondicional dos tradicionalistas da nossa cidade e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo.

Cursos de Fandango em Alvorada

         Findos os festejos farroupilhas, reiniciam as atividades nos galpões dos nossos CTGs e a Academia Alma Gaúcha, capitaneada por Rodrigo Machado e Libra Severo te convidam para participar dos cursos de fandango que serão realizados em:
1 – No CTG Amaranto Pereira, iniciando no dia 26 de setembro, realizado nas sextas-feiras;
2 – No CTG Sentinelas do Pago, iniciando no dia 28 de setembro, realizado nos domingos ao anoitecer. Contatos pelos fone 8041-5872 ou 8442-5633.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário