terça-feira, 16 de setembro de 2014

Coluna De Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada (RS) 16.09.2014



PROGRAMAÇÃO DO 10º ACAMPAMENTO FARROUPILHA

         Então vamos seguindo com a programação cultural e musical dos festejos farroupilhas da nossa cidade, que até o presente momento estão superando a todas as expectativas, visto que nesta 10ª edição, é a primeira vez que os CTGs locais realizam as suas rondas crioulas fora dos seus galpões e sim na Praça Central. Vamos à programação a partir de hoje: 1 – Dia 16 – às 13h – palestra “Eu sou do Sul” (projeto do CPF O Tempo e o Vento). A ronda do CTG Chilena de Prata com a presença dos CTGs Sentinelas do Pago, Tradição e Campeiros do Sul;
2 – Dia 17 – dia no nosso município, às 9h – oficina brinquedos e brincadeiras (projeto do CTG Chilena de Prata). Às 20, espetáculo musical com Luiz Marenco;
3 – Dia 18 – das 9h às 14h – palestra “Lendas Gaúchas”;
4 – Dia 19 – das 9h às 14h – palestra “Mostra Folclórica de festa junina no RS”, por Doracy Beyer;

DESFILE FARROUPILHA

         O desfile farroupilha será realizado no dia 20 – data magna farroupilha, a partir das 15h e este ano o tema a ser levado para a avenida é “Eu Sou do Sul” e os CTGs vão abordar?
1 – Nossa Gente –CTG Tradição
2 – Churrasco e Chimarrão – CTG Chilena de Prata
3 – A Música e a Dança – CTG Amanhecer na Querência
4 – A Indumentária – CTG Sentinelas do Pago
5 – A Bandeira e o Brasão – CTG Bento Gonçalves da Silva
6 – A Lide Campeira – CTG Rança Gaúcha
7 – Iconografia local (monumentos) – CTG Amaranto Pereira
8 – Poesia e Trova – CTG Campeiros do Sul
         Os temas: “a Fisionomia do Estado” e a “Revolução Farroupilha”, teve a sugestão em abril deste ano, de que duas entidades tradicionalistas acampadas aqui, mas sendo de fora da cidade, apresentem estes temas na avenida.... E à noite, por volta das 20h, teremos o espetáculo musical gaúcho com João Luiz Correa.

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

Como acontece na história tradicionalista da nossa cidade, o fandango oficial farroupilha é realizado no sábado seguinte pós-desfile farroupilha. Este ano o evento será organizado pelo CPF O Tempo e o vento, no galpão do pioneiro de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul no dia 27 de setembro. A animação será por conta do Grupo Rebenque.
Como é fandango, será exigida a pilcha. Convites a preços camaradas o vivente poderá conseguir com o patrão ou membros da patronagem do CTG mais próximo do seu rancho. Antes de o fandango começar teremos a premiação que envolve o acampamento, o desfile, a culinária campeira e a parte cultural. Também teremos a formatura do primeiro curso de fandango expresso, que está sendo realizado no acampamento farroupilha pelos instrutores Daniel Dorneles e Roberta Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário