sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 15.08.14



TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade
Jornal A Semana





Vai arder a Chama da Tradição

         Oficialmente iniciou ontem, dia 14 de agosto, a programação do Acendimento Oficial da Chama Crioula do RS. O acendimento vai acontecer hoje, dia 15, por volta das 14h, no marco de fundação da cidade de Cruz Alta.
         No sábado, dia 16, alvorada festiva ao amanhecer. Às 9h teremos a abertura oficial e desfile temático no Parque de Exposições. Às 10h acontece o ato solene de distribuição da Chama Crioula para todo o Rio Grande do Sul e toda esta terra em redor que chamamos de mundo.

Campeiros de Alvorada rumo a Cruz Alta

         Os campeiros de Alvorada estarão indo de mala, cuia, cavalos, mantimentos e tudo que é necessário para mais uma missão em nome do tradicionalismo gaúcho. Sairão cedito da manhã do dia 17 de agosto em caminhão boiadeiro indo a Cruz Alta, terra do grande escritor da obra O Tempo e o Vento e terra que este ano acende a Chama Crioula para os festejos farroupilhas que estão se avizinhando....
         A chegada está prevista, depois de vários dias de cavalgada com o fogo da tradição, para o final da tarde do dia 7 de setembro (bem provável que serão os cavaleiros que vão encerrar o desfile da pátria, que deverá acontecer neste dia na Av. Getúlio Vargas). E este ano a novidade é que os festejos acontecerão somente no Acampamento da Praça João Goulart, em frente à prefeitura (sem as tradicionais rondas itinerantes pelos galpões dos nossos CTGs).

CTG Campeiros do Sul

         No dia 16 de agosto no galpão do CTG Campeiros do Sul, teremos o grande baile da cuca e linguiça, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Contatos com patrão Jean pelo fone (51) 9954-7641; com a Carla pelo fone (51) 8478-9930 ou com a Kelly pelo fone (51) 8534-4839. O CTG fica na Av. Maringá, 720.

CTG Sentinelas do Pago

         O CTG Sentinelas do Pago te convida para participares no dia 17 de agosto, da domingueira da tainha na taquara, a partir do meio-dia. No cardápio, a tainha, arroz, batata farroupilha e saladas diversas. Na parte da tarde, domingueira com a animação do Grupo Pealo Campeiro. Contatos pelos fones (051) 9112-1165; 8431-1358 ou 8545-0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Chilena de Prata

         No dia 23 de agosto teremos no galpão do CTG Chilena de Prata, grande baile do costelão, com posse da nova patronagem. A animação será por conta do Grupo Candeeiro Farroupilha. Também teremos a apresentação da invernada adulta e uma das danças será o pau de fita, uma das mais lindas da nossa cultura. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

A boa música vinda de Caxias do Sul

         Alvorada é uma das 11 cidades que compõe a 1ª Região Tradicionalista do RS, que ao todo tem em torno de 130 entidades tradicionalistas filiadas ao MTG. Cremos que sejamos a maior região tradicionalista em número de entidades filiadas ao Movimento.
         Agora vamos para a Serra Gaúcha. Vamos para Caxias do Sul, uma pujante cidade colonizada por italianos. É a cidade gaúcha com o maior número de CTGs filiados no MTG, em torno de 80 entidades. E onde tem CTG, tem a boa música regional gaúcha.
         Estamos apresentando para o Rio Grande um grupo recomendado: Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada. Recentemente lançou o seu sexto trabalho fonográfico, via Gravadora Vozes. Fandangueiro e no velho tranco gaúcho é a sua marca. E se quiser levar o conjunto para o evento do teu CTG, ele está com representação para Alvorada e toda esta região em redor que chamamos de mundo. Trata-se do chirú Alcemar Ribeiro, lá do CTG Sentinelas do Pago, cujos contatos são: (51) 34474053; (51) 96112887 (Vivo) e/ou (51) 93027433 (Claro).

Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário