terça-feira, 10 de junho de 2014

6º Encontro de Muleiros demarca rota dos tropeiros em Criúva

20140607_103941_resized

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Fundação Associação de Muleiros da Serra Gaúcha promoveram na manhã do dia 07/06, em Criúva, o 6º Encontro de Muleiros. Dezenas de integrantes participaram da programação que iniciou com um café campeiro no Salão da Comunidade de São Jorge da Mulada, seguida da inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros e descerramento da placa alusiva ao ato comemorativo da Mulinha (símbolo da Rota dos Tropeiros), junto ao Memorial Irmãos Bertussi.

Após 9 km de cavalgada, com tempo bom, os muleiros e cavaleiros chegaram à sede do distrito de Criúva. A primeira-dama e Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, a secretária do Turismo, Drica de Lucena, e o subprefeito de Criúva, Luiz dos Reis, fizeram o percurso a cavalo.

Na entrada do distrito, houve mais uma inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros e descerramento da placa alusiva ao ato comemorativo da Mulinha (símbolo da Rota dos Tropeiros). 

Também houve homenagem póstuma a Ivan Machado, ex-subprefeito de Fazenda Souza, que sempre se dedicou ao estudo das tropeadas e ao resgate das tradições dos antigos tropeiros que cruzavam a região. Seu sobrinho, Mateus, declamou uma poesia em homenagem ao tio, de autoria de Gonçalves Chaves Calixto, o Cabeleira, num momento de forte emoção.

O presidente da Fundação Associação de Muleiros da Serra Gaúcha, Rony Lemos, lembrou a amizade e a admiração que todos tinham por Ivan Machado. Ele agradeceu aos demais organizadores do Encontro e à Prefeitura pela parceria. “Com estes dois monumentos de hoje completamos um total de 12 em território caxiense, demarcando a Rota dos Tropeiros em várias localidades. A partir do ano que vem, nosso desafio é levar os símbolos da Rota e o Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha para outros municípios da região”, disse.

A secretária do Turismo, Drica de Lucena, destacou a importância do resgate do tropeirismo como elemento indutor do turismo na região dos Campos de Cima da Serra. Ela saudou os participantes do Encontro e a comunidade de Criúva pela hospitalidade, que, aliás, é também um símbolo dos tropeiros.

A primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, cumprimentou a Associação de Muleiros pela homenagem a Ivan Machado. “Em nome do Prefeito Alceu Barbosa Velho, o Município de Caxias se associa a esta homenagem em reconhecimento a toda dedicação de seu Ivan pelo tropeirismo e pelas história das mulas. Tenho orgulho de ser neta de tropeiro e ter aprendido com meu avô o valor da hospitalidade”, afirmou.

Ao final da homenagem, todos cantaram “O Tropeiro”, canção dos Irmãos Bertussi. Depois, o padre Ernesto Camerini abençoou os muleiros e cavaleiros.

O 6º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha encerrou com almoço no CTG Pousada dos Tropeiros, de Criúva. (Foto Karen Araujo).

Fonte! Chasque (com o retrato), publicado no sítio do Jornal Ponto Inicial, de Caxias do Sul (RS), no dia 09 de junho de 2014. Abra as porteiras clicando em http://jornalpontoinicial.com.br/?p=11661

Nenhum comentário:

Postar um comentário