terça-feira, 20 de maio de 2014

UM PROFESSOR DE ALMA....

Por Lei, dia 20 de maio é o Dia do Pedagogo da Proteção da Infância e da Juventude, que me anima homenagear alguém muito especial, que no dia 17 completou 70 anos. Refiro-me ao meu amigo, ex-colega de trabalho, irmão de ideal regionalista o extraordinário professor DIONÍSIO LOTÁRIO KOCH, de origem germânica, paulista de nascença, mas que o destino lhe fez gaúcho de todos os costados.

É impressionante a história de várias pessoas que conheço que adotaram o Rio Grande do Sul como sua terra, em função da identificação cultural, de curtir as raízes, de compreenderem e assumirem esse jeito pampiano de ser, cultuando a história farrapa.

O Professor Dionísio reuniu com sua prenda Ignelore e o filho Lucas, no dia do seu aniversário, uma plêiade de parentes e amigos no restaurante Paçoquinha de São Leopoldo, ele é natural de uma localidade do Estado paulista que literalmente desapareceu do mapa, chamado Colônia Rio-grandense, submergida propositadamente pela construção de uma barragem, assim deu os costados aqui em Porto Alegre aquerenciando-se em Higienópolis, onde passou a juventude lecionando no Colégio Pastor Dohms, respeitadíssima escola de confissão luterana da Rede Sinodal e depois, foi coordenar o setor de produção gráfica da Banner Publicidade, agência do saudoso Hartmut Schulz e Walter Irgang, situada na Rua Américo Vespúcio, esquina Marcelo Gama, onde nos conhecemos em março de 1980, na capital de todos os gaúchos.

Inegavelmente tinha conhecido um Pedagogo, um homem culto, alegre, de hábitos simples, de uma austera formação moral e cívica visível que sempre impôs respeito aonde chegava, fazendo-se notar pela luz própria da alma de professor e artista que tem, fazendo silencio nas rodas quando pealado para contar causos e dizer versos do Jayme ou do Guilherme Schultz Filho, encantando os recintos e as pessoas.

Dizem que o Professor quando em aula, não se escutavam moscas no ar, não pelo medo dos alunos ao mestre, mas pela admiração a forma e conteúdo exposto com carinho, com amor, com o jeito de quem encilha pacientemente um cavalo para uma longa cavalgada. Sim era isso, uma longa cavalgada que o mestre Dionísio sabia que seus alunos iriam enfrentar depois do estudo secundário. Por isso e mais, nos seus 70 anos foi diplomado como Cavaleiro Farroupilha Benemérito, nas conformidades estatutárias do Instituto Cavaleiros Farroupilha que tem a missão de reconhecer aqueles que não se esqueceram das origens, dos princípios de amor a terra e de liberdade, nesse oficio de ensinar de fato, preparando as almas a uma vida sábia, dessas que deixam rastros de virtude na estrada. Vida longa aos Pedagogos da Proteção da Infância e da Juventude. Obrigado e parabéns professor Dionísio Lotário Koch, um gaúcho de verdade!

Para pensar: Não basta só ensinar o caminho, temos que cumprir o dever!

Fonte! Chasque semanal  "Regionalismo" por Dorotéo FAgundes de Abreu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário