terça-feira, 22 de abril de 2014

Coluna De Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada - 22.04.2014

DE GALPÃO EM GALPÃO
        
PEÃO DO RIO GRANDE É DE MARAU

         No último final de semana, Giruá foi sede de um dos eventos culturais mais importantes do movimento tradicionalista gaúcho, que envolve a os guris e os peões de todo o nosso Estado, com a realização do 26º Entrevero Cultural de Peões e Guris do RS. E depois de dois dias de provas das mais diversas, saiu o resultado, onde Lucas Xavier, do CTG Felipe Portinho, da cidade de Marau, sagrou-se Peão do Rio Grande do Sul 2014. Abaixo os demais resultados:
Categoria Peão
2º Peão Farroupilha do RS - Gustavo Taynã Leal de Melo - 3ª RT
3º Peão Farroupilha do RS - Gregory Gonçalves - 11ª RT 
Categoria Guri
Guri Farroupilha do RS - Andrei Righi Seixas - 13ª RT
2º Guri Farroupilha do RS - Gustavo Henrique dos Santos - 9ª RT
3º Guri Farroupilha do RS - Giulio Ariel Menin - 20ª RT
         E dando seguimento aos eventos tradicionalistas, de cunho regional, para o mês de maio teremos pelo menos dois que chamam atenção: aqui em Viamão, teremos a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, no primeiro final de semana (também neste mesmo local teremos o 15º Seminário da Cultura Campeira); e nos dias 14 a 17 de maio, o Rio Grande vai conhecer as suas novas prendas estaduais, com a realização da 44ª Ciranda Cultural de Prendas, que vai ser realizada na cidade da atual prenda do Rio Grande do Sul Tainara Hella Morais Ouriques, da cidade coração do Rio Grande – Santa Maria.

PROGRAMA QUERÊNCIA NATIVA

         Mais uma baita iniciativa que envolve um programa de televisão e um CTG da nossa cidade, pois vem aí, pela primeira vez na cidade, no galpão do CTG Chilena de Prata, o Programa Querência Nativa, produzido e realizado pela TV RBG, canal 42, de Porto Alegre, que tem como âncora Rogério Diniz. A gravação será no dia 04 de maio, a partir das 10h com vários artistas convidados, entre os quais Jorge Freitas (filho do Gildo de Freitas); Moraezinho, Gaúcho Camaquã, Paulo Marques (de Rosário do Sul); Amauri da Viola (de Campo grande – MS); Auri Freitas, Valdemar e o Grup Tchê Véios (que animarão a domingueira após o almoço campeiro).
O canal também pode ser acessado de qualquer lugar desta terra em redor chamada mundo pelo seu sítio. Basta abrir as porteiras clicando em www.programaquerencianativa.xpg.com.br. Compareça e participe desta iniciativa. Informações com Conceição pelo fone (51) 8517-9392. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG SENTINELAS DO PAGO

         O CTG Sentinelas do Pago, em parceria com a Academia Alma Gaúcha, capitaneada por Rodrigo Machado e Libra Severo, boleiam a perna e te convidam para participar, a partir do dia 13 de abril, do curso de danças de fandango. As inscrições continuam abertas. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165 ou com os instrutores pelos fones (51) 8041-5872 ou (51)8442-5633. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

         Nesta sexta-feira, dia 25 de abril, inicia no CTG Amanhecer na Querência, curso básico de danças de fandango, em parceira com a Academia de Danças Amaral. Contatos com o instrutor Amaral pelos fones 9683-1982, 8547-9473. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164


Nenhum comentário:

Postar um comentário