terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Manipulação da Informação

JESÚS MARÍA: 
LA CRUELDAD EN EL FESTIVAL DE "DOMA" Y "FOLKLORE"

a foto, como aparece no facebook 

Quem é formador de opinião, tem que ser honesto com aquilo que mostra ou diz. Ou então que não mostre e nem diga. 

Quem bombeia a foto (acima) e lê o título  JESÚS MARIA: LA CRUELDAD EN EL FESTIVAL DE "DOMA Y FOLKLORE" fica incrédulo. Acredita que o evento que terminou ontem em Córdoba,  Argentina, é um abatedouro de cavalos. Que a foto é o resultado das domas...

Mais incrédulo fiquei eu ao ver que gente esclarecida, poetas aqui da terra, saíram fazendo verso contra o festival dando vasa a um repórter argentino que é contrário ao encontro campeiro e artístico. Dezenas de pessoas, mal informadas ou manipuladas pela imagem e texto, saíram compartilhando os versos acrescentando palavras agressivas contra os organizadores e, muitos, contra o próprio gauchismo...

O flagrante, como realmente é (foto abaixo), mostra um acidente com um caminhão de cavalos. Nem se sabe se o fato ocorreu no evento (Festival de Folclore). Aí, uns recortam a parte de cima da chapa (foto acima) acrescentam suas ideias contrárias e outros saem maldizendo o evento.

Então que sejam claros. Digam que não gostam do festival de doma, ou de rodeio, ou de tiro de laço, ou de cavalgadas, ou seja lá do que for, porque, na sua opinião, são atividades que maltratam, estressam os animais. Não se pode é manipular as informações.

Ou, por fim, teremos que aplicar aqui pelo Rio Grande do Sul o quadro do programa Fantástico "Verdadeiro ou Falso?", onde são analisados os vídeos que circulam por aí, alguns, cheios de montagens, e adivinhar quais são autênticos e quais são de mentira.   

Como diria o saudoso Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, reconhecido por suas frases de efeito, "a internet é uma faca de dois legumes", ou seja, se não soubermos lidar com a informação, poderemos sair cortados.


a foto, como realmente é 

Fonte! Chasque de autoria de Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu sítio no dia 20 de janeiro. Abra as porteiras clicando em http://blogdoleoribeiro.blogspot.com.br/2014/01/manipulacao-da-informacao.html.

..................................

Observação! O meu amigo Léo levou este chasque para o sítio do Facebook. Lá colocamos a nossa opinião:

Léo Ribeiro de Souza.... no replicar, compartilhar, ou opinar uma informação (que chega tendenciosamente torta), o apressado come cru. Logo, é preciso checar primeiro as fontes e logo após a veracidade do fato informado. Este caso que trouxeste é de cabo de esquadra. Pena que muitos dos nossos ficaram somente com o retrato (parcial) para compartilhar, versejar contra e se manifestar..... Lamentável. Prestaste mais uma vez um relevante serviço à tradição, que não tem fronteiras, nesta terra, em redor do Rio Grande, chamada mundo.... Assim foi para "tentar acabar" com a cavalgada do mar.... também lamentável.


Baita abraço. Valdemar Engroff


Nenhum comentário:

Postar um comentário