quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Algumas das proposições da Chama Alternativa para a 1ª Região Tradicionalista do RS


CHAPA  ALERNATIVA
PELO PODER DA VONTADE E NÃO PELA VONTADE DO PODER

DAS PRIORIDADES
SENHORES PATRÕES. A Chapa Alternativa apresenta suas prioridades para a 1ª Região Tradicionalista. Dividindo em três (03) pontos principais:

1             CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Prestar assessoria aos CTG’s da 1ª Região Tradicionalista na preparação da documentação para habilitação e captação de recursos, que permita também a busca do reconhecimento oficial de UTILIDADE PÚBLICA para cada entidade, junto ao poder público nas esferas, federal, estadual e municipal, buscando estabelecer sua utilização como "instrumento" de utilidade sociocultural na comunidade local, consolidando assim as teses de Barbosa Lessa "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo" e a de Jarbas Lima "O Alcance Social do Tradicionalismo". 

2             FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE CULTURAL: Jarbas Lima, em sua obra RESPONSABILIDADE SOCIAL, coloca o “Plano da Cultura Gaúcha, que diz respeito aos valores determinantes dos hábitos, dos costumes, à mentalidade, ...”, ou seja, somos todos sabedores que a essência do Tradicionalismo Gaúcho é a CULTURA, por este motivo que precisamos criar um Grupo de Trabalho para que sejam formados em cada Entidade, em cada Centro de Tradições Gaúchas um produtor cultural, ou seja, é uma pessoa que realiza atividades de produção cultural, de forma voluntária. É uma atividade que vem ganhando reconhecimento até profissional e, por ocupar-se com cultura, as produções culturais podem ser realizadas por pessoas que trabalhem com arte, comunicação, organização de eventos, cerimonial de eventos, marketing e, mais recentemente, pessoas que utilizam novas tecnologias de informação e comunicação. 

3             ADMINISTRAÇÃO DOS CTG´S e DESCENTRALIZAÇÃO DO ENESPA: Será trabalhado por Subcoordenadorias visando maior objetividade e economia de tempo desvinculando-o dos Encontros Regionais, e também para enfatizar as características de cada sub-região. ENESPA foi criado para auxiliar os patrões no desempenho de suas funções na entidade. A preparação dos ocupantes de cargos dentro de uma Entidade é de suma importância. O ENESPA - Encontro de Estudos Dirigidos a Patronagens, é essencial nesta preparação com Oficinas e Palestras destinadas aos cargos ocupados pelos participantes de uma Entidade (Patrão-Administração = Sota Capataz-Secretariado = Agregado das Pilchas=Contabilidade, e DEPARTAMENTOS CULTURAL, ARTÍSTICO, DE ESPORTE e CAMPEIRO, baseado nos documentos  do Movimento: Carta de Princípios (Glaucus Saraiva), Plano Vaqueano (Hugo Ramires), Teses (Barbosa Lessa e Jarbas Lima) e Manual do Tradicionalista (Antonio Fagundes).
 
Fonte! Este chasque foi nos remetido por Cesar Tomazzini Liscano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário