quarta-feira, 2 de outubro de 2013

As grandes Cavalgadas de busca de Chama Crioula: Alvorada/RS

Centelha da Chama buscada em Venâncio Aires
Alvorada é uma das onze cidades que compõem a 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul e a Subcoordenadoria de Alvorada é a mais recente na história da 1ª Região Tradicionalista, sendo criada em meados do ano de 2002.

No dia 13 de setembro de 1986, o CTG Chilena de Prata, a segunda entidade tradicionalista da cidade, juntamente com o pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. A Chama veio diretamente para o CTG Chilena de Prata, que ainda estava em construção (esteios cravados e com parte do telhado) e ficou até o dia 17 de setembro, sendo depois levada até o CTG Campeiros do Sul, sendo extinta no dia 20, data magna farroupilha. Nos anos posteriores, a Chama Crioula também era buscada em Viamão, nas Trincheiras dos Farrapos. Mas no ano de 1997, em reunião, em conjunto com os patrões e os campeiros da cidade, sob o comando de Élio Lemes, ficou decidido que em todos os anos, os tradicionalistas de Alvorada iriam homenagear algum lugar histórico do Rio Grande do Sul, trazendo a casco de cavalo para a nossa cidade a Chama Crioula para os festejos da Semana Farroupilha. E tudo começou no ano de 1998.
1 – Rumo a São Sepé (1998) – primeira cavalgada ninguém esquece, e o local histórico escolhido foi a Fazenda Boqueirão, onde arde um fogo de chão, de forma ininterrupta, há mais de 210 anos, mantido por uma família, de geração em geração.
Piquete que buscou a Chama Crioula em Mostardas ,em 1999
2 – Homenagem à Anita Garibaldi – 1999 - os tradicionalistas locais se deslocaram até Mostardas, por ser naquele ano lembrada a morte de Anita Garibaldi, falecida há 150 anos e por ser Mostardas o local que viu o seu filho Domenico Menotti Garibaldi nascer.
3 – Em 2000: A Primeira Chama Crioula Internacional  -  a cavalgada foi feita em parceria com o Grupo Independeente raízes Mostardeiras (de Mostardas), que forma buscar a Chama Crioula no forte Santa Tereza, no Uruguai.
4 – Guaíba recebe o Rio Grande (em 2001) – os cavalarianos trouxeram a chama da cidade de Gomes Jardim para os festejos, no ano que Guaíba foi sede do acendimento estadual.
5 – Alvorada representou a 1ª Região Tradicionalista em 2002 – devido ao êxito e compromisso dos tradicionalistas locais nas quatro cavalgadas anteriores, a 1ª RT convocou os tradicionalistas locais para buscar a Chama Crioula para a 1ª Região. O acendimento foi na cidade de Santa Maria.
6 - Chama é acesa no Sítio do imortal Barbosa Lessa em Camaquã em 2003 – A Chama em nível estadual foi acessa na Sítio Água Grande, do Barbosa Lessa e lá ela foi buscada para os festejos farroupilhas em nossa cidade.
7 – A Primeira Capital Farroupilha (2004) – com o pedido de permissão à Coordenadoria Regional, os alvoradenses foram buscar a Chama na histórica cidade de Piratini, sendo esta a segunda opção, pois, a primeira, foi de buscar a casco de cavalo a Chama na cidade de Laguna em Santa Catarina, mas, por problemas de sanidade animal, o estado vizinho não permitiu a entrada dos nossos cavalos.
8 – Em 2005: Retorno à Setembrina dos Farrapos – depois de muitos anos buscar a chama nas trincheiras em Viamão, neste ano, o município foi sede do Acendimento Estadual e mais uma vez os alvoradenses trouxeram o fogo sagrado do nosso município mãe.
9 -O Rio Grande homenageia Sepé Tiararú em 2006 – neste ano novamente o piquete de Alvorada representou a 1 Região e trouxe a Chama pra para os festejos na capital do Estado.  O acendimento estadual foi em São Gabriel, em homenagem aos 250 anos ddo trucidamento do líder Sepé Tiarajú.
Centelha da Chama buscada em São Nicolau
10 -Em 2007 a Chama Crioula foi acesa em São Nicolau – mais uma vez o piquete local, desta vez somou-se a um piquete de Guaíba, para a busca na da Chama na cidade histórica de São Nicolau, a primeira querência do Rio Grande. Fo uma das cavalgadas mais longas, com 638 km percorridos a casco de cavalo.
11 - São Leopoldo festeja os 184 anos da imigração alemã em 2008 – uma das etnias que ajudou o Rio Grande do Sul a se desenvolver, São Leopoldo, que para muitos, é o berço da imigração alemã no nosso Estado, teve a honra de acender a Chama neste ano. E os nossos cavaleiros trouxeram a centelha pros festejos desta cidade da 12ª Região Tradicionalista.
12 - Rumo a São Lourenço do Sul. Ano: 2009 – a Fazenda do Sobrado foi o local do acendimento estadual neste ano. O local abrigou passagens importantes da epopeia farroupilha e mais uma vez os nossos cavaleiros encilharam os seus pingos e em missão foram buscar a chama para os festejos em nossa cidade.
13 - Em 2010: duas Chamas que se fundem: Itaqui e FanfaItaqui recepcionou mais de dois mil tradicionalistas, no Cais do Porto, para o acendimento oficial da Chama Crioula para os festejos farroupilhas deste ano.  Pela primeira vez, o evento teve conotações internacionais, reunindo em um mesmo local, representantes do tradicionalismo gaúcho, além de participantes do Grupamento de Granaderos de La Cruz, da localidade de Alvear, província de Corrientes e uma representação indígena. Tradicionalistas locais rumaram à Ilha de Fanfa, em Triunfo e este piquete, no retorno se juntou ao piquete da 1ª RT, vindo de Itaqui, onde participaram quatro cavaleiros alvoradenses.
14 - Em 2011, Taquara acendeu a Chama em nossos corações – o acendimento estadual da Chama aconteceu no Parque de Rodeios do CTG O Fogo de Chão e o local marcou os 60 anos da criação da Carta de Princípois do tradicionalismo gaúcho, aprovada e promulgada em congresso tradicionalista nesta cidade, em 1962.
15 - Acendimento Oficial em 2012 foi em Venâncio Aires – em congresso tradicionalista deste ano, a Capital Nacional do Chimarrão se candidatou para o acendimento oficial e mais uma vez o nosso piquete de cavalarianos trouxe a centelha para os festejos em nossa cidade.
16 – General Câmara acendeu a Chama em 2013 - em Congresso Tradicionalista deste ano, realizado em janeiro, a comunidade de Santo Amaro do Sul, município de General Câmara, na 2ª RT/RS, teve a sua proposta aprovada no conclave, pois o local foi palco de batalhas da Guerra dos Farrapos e também, permanece aceso um candeeiro, de forma ininterrupta, desde 1814, donde foi retirada uma centelha, que ilumina o fogo da tradição em todo o nosso Estado e no Sul do Brasil. E este ano, Alvorada teve o maior de todos os piquetes nestas dezesseis cavalgadas, pois foram 60 cavalarianos e doze pessoas no apoio logístico.
17 - Cruz Alta se candidata pro acendimento no ano da copa do mundo - Se a proposta for aprovada no conclave do próximo Congresso Tradicionalista (em janeiro de 2014, em Porto Alegre), o Rio Grande vai homenagear com o acendimento o local denominado como "pouso dos tropeiros", que acolhia milhares de tropeiros oriundos das fronteiras com a Argentina e Uruguai, e que se dirigam à Sorocaba (SP), para a comercialização dos animais. Estará se homenageando a própria cidade de Cruz Alta, pois o local deu origem a este pujante cidade, criada em 18 de agosto de 1821. E como acontece ultimamente, lá irão os tradicionalistas e campeiros de Alvorada buscar a Chama Crioula para os festejos farroupilhas da nossa cidade, na terra de Érico Veríssimo.  
Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário