quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Viva o mês do Gaúcho!

Estamos chegando próximo á Semana Farroupilha e vejo posts com o Orgulho de ser Gaúcho, com o orgulho de nossas tradições, de lutas e peleias, das revoluções, mas ai eu pegunto aos orgulhosos:
 
- Tem orgulho de que tradição? Essas cheia de regras e normas impostas por um Movimento elitista e que as mata todos os dias, correndo com quem não tem poder financeiro de se manter em sociedade, a mesma que mata os Pobres e falidos CTGs?
 
- Orgulho das guerras onde negros, pobres e índios, foram dizimados brutalmente e que só enriqueceram os Caudilhos Coronéis, que sempre foram os grandes estancieiros, que já eram ricos e ficaram mais ricos?
 
- Orgulho de Revoluções onde Pai matava filho e filho matava Pai em nome de uma Politica suja e nojenta e mulheres eras estrupadas e mortas em nome do nada?
 
- Orgulho de quê? e Porque só em Setembro? Será que nos outros meses do ano o Gauchismo não tem valor?
 
Infelizmente, não sei, se sou eu que vivo na contra-mão do mundo, mas que tenho orgulho sim, de um um Povo que peleia, que luta, que faz guerra, mas para se manter num fundo de campo, esquecido, enquanto "filhinhos de papai" de "travestem" de campeiros e desfilam, sua "pick ups" escutando César Oliveira e Rogério Melo próximo aos piquetes e "Sertanejo Universitário" no beiral dos bares longe dos esteios e capim santa-fé.
 
Assim são os Gaúchos de hoje, que desfilam sua Tradição e seu orgulho, em belos cavalos emprestados, levando no peito uma tradição que nem sabem porque acontece em Setembro, bebendo e gritando bem pilchados como manda as normas, mas sem saber dar um nó num lenço, sem saber calçar uma espora, enfrenar um cavalo.
 
E lindas mulheres bem vestidas com seus vestidos rodados, escondendo as "tatuagens" e "Pircings", com unhas bem pintadas, batons coloridos e maquiagem extravagante, dançando chamamés afigurados, que fica mais bonito e rindo de um tranco de bugio, porque isso não está na moda.
 
Viva o Rio Grande do Sul e esse orgulho desse Povo peleador.
 
Fonte! Chasque de Paulo Ricardo Costa, publicado no sítio Entre Mates e Guitarra. Abra as porteiras clicando em http://entremateseguitarra.blogspot.com.br/2013/08/minha-opiniao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário