quinta-feira, 30 de maio de 2013

Norma da Agricultura cancela rodeios no RS

Regras de sanidade: impacto nos rodeios.
Foto: Giovani Grizotti
As novas regras sobre sanidade animal já estão provocando o cancelamento de rodeios no Rio Grande do Sul. No último fim de semana, foi suspenso um torneio de laço na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo.  A avaliação dos organizadores é de que a maioria dos cavalos que seriam utilizados nas provas não dispunha da Guia de Transporte Animal (GTA), o que poderia implicar em multa de R$ 1.130,00 aos proprietários.

Também deixou de ser realizado o rodeio do CTG Essência da Tradição que, programado para os dias  17 , 18 e 19 no Parque do Trabalhador, na mesma cidade. “Não estamos com os documentos em dia. O pessoal está se adequando”, afirmou o capaz campeiro do CTG e presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo,  Vilmar  Oliveira dos Santos. A principal queixa dos tradicionalistas é a obrigatoriedade do exame bimestral para detectar anemia equina, necessário à obtenção da Guia e que custa em média R$ 100,00.

Em busca de uma solução para o impasse, o MTG tem participado de encontros na secretaria da Agricultura, responsável por fazer cumprir as normas de sanidade animal. O secretário Luiz Mainardi disse que propôs ao ministério da Agricultura o aumento do prazo de validade do exame, que passaria para quatro meses, renovável por mais dois meses.

Mesmo assim, o Sindicato Rural de Porto Alegre está organizando uma cavalgada no dia 11 de junho, para protestar contra a medida. A concentração será às 14h, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. O presidente do MTG, Erival Bertolini, não recomenda a participação de filiados nesse protesto.

Fonte! Chasque publicado por Giovani Grizotti no sítio Repórter Farroupilha, do G1, no dia 29 de abril de 2013. Abra as porteiras:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2013/05/29/norma-da-agricultura-cancela-rodeios-no-rs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário