sexta-feira, 5 de abril de 2013

AS REGRAS SÃO PARA TODOS...OU NÃO?





A história é a seguinte:
Na terça-feira passada, na Sociedade Gaúcha Lomba Grande, ali pertinho de Novo Hamburgo, organizou-se o segundo manifesto em favor dos rodeios. O primeiro ocorreu em Vacaria, há pouco tempo.

Pois bueno! Entre os diversos artistas convidados estavam Os Serranos, Os Monarcas, João Luiz Corrêa, Porca Véia e outros, além de inúmeras pessoas influentes no meio tradicionalista como o próprio presidente do MTG, Erival Bertolini (na foto com o microfone). Tudo muito bonito, muito organizado, não fosse um porém...


Várias pessoas viram e falaram com o Porca Véia ali pela frente da entidade mas, ao cabo de pouco tempo, o gaiteiro que melhor representa a musicalidade Bertussi no Rio Grande do Sul havia sumido. Não se apresentou e todos acharam estranho.

Agora se sabe o motivo: Um segurança, insistentemente, exigiu que o Hélio Xavier (Porca Véia) tirasse sua boina. Diante da negação do Porca e do impasse surgido, o meu amigo, cria de Lagoa Vermelha, que não se laça com sovéu curto, foi embora (fosse nos tempos em que conheci e convivi com o Porca lá em São Chico, o final não seria este...).

Mas aí é que vem o X da questão:

A iniciativa de tal ato, com certeza, não partiu do segurança. Ele cumpria ordens. Resta saber se foi orientação do MTG, contrário ás boinas, ou são normas da própria Sociedade Gaúcha Lomba Grande em não permitir coberturas dentro de local fechado. Sinceramente, acredito na segunda opção.

Tudo bem. Normas são normas e certas ou erradas, devem ser cumpridas. Só que tem o seguinte: a lei é para todos. Pobres, ricos, magros, gordos, artistas, anônimos, enfim, sem considerações. Não é verdade? Não, não é!

Bombeiem a foto acima, de autoria do meu amigo Giovani Grizotti, no mesmo evento citado e vejam quantas pessoas estão de chapéu na cabeça (eu contei cinco)!  Aonde andava o tal segurança?

Só tenho uma coisa a dizer: - Que falta de sensibilidade, de jogo de cintura. Que autoritarismo. É por estas e outras que o pessoal foje que nem diabo da cruz quando se fala em movimento gaúcho "organizado".  

Tenho a mais absoluta certeza de que o Porca nunca mais bota seus pés nesta entidade. E quem perde? Seus fãs de toda a região e a própria sociedade. É o chamado tiro no pé... 
Porca Véia é um gaiteiro carismático, que arrasta a juventude para os CTGs... mas não pode usar boina. Chapéu pode. Aí fica difícil defender estes legisladores do gauchismo.
Fonte! Busquei o chasque acima no sítio do meu amigo Léo Ribeiro de Souza. Abra as porteiras: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com, publicado no dia 04 de abril de 2013.
Nossa opinião! 

Bueno! No caso acima citado pelo meu amigo Léo, são simplesmente dois pesos e duas medidas. Inconcebível. Está difícil aceitar, seja qual for o argumento para justificar.... 

Estou cada vez mais me afastando do tradicionalismo oficial. Faz muito tempo que não vou a um congresso tradicionalista. Tenho até faltado nos congressos regionais da 1ª Região Tradicionalista. Há muitos anos que não participo do acendimento da Chama Crioula oficial...  

Luto pelo tradicionalismo de entidades, em especial as entidades tradicionalistas da minha cidade (Alvorada - RS); aquelas que peleiam para se manter de pé e funcionando a duras penas.  

Não é por acaso que a expressão "o MTG não me representa" está criando corpo no Faceboock e outras mídias sociais e o número de adeptos está aumentando a cada dia que passa. 

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário