quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PELO COMPOSITOR QUE JÁ SE FOI

Como vemos na página das datas comemorativas profissionais e sociais do nosso Livro-Agenda Gaúcha, (que toda livraria, papelaria de respeito tem, caso não tenha podes buscar no site www.agendagaucha.com.br), marca que dia 15 de janeiro é o Dia Mundial do Compositor, porém não explicita se é dos compositores de letra e música ou de cavalo, mas não tem importância, tanto um quanto o outro, são artistas, senhores de suas artes. 
 
Orgulhosamente agradecendo pela minha parte como humilde compositor de música regional e estendo a reverência da data a todos demais que se empenham em entregar ao mundo pela música e poesia, suas verdades, no talento de retirar da alma, pelo processo da inspiração, coisas que fazem a gente sorrir, chorar, pensar. 
Vou além, estendo está homenagem aos compositores que já se foram aos palcos divinos e muito em especial, a um dos nossos que deixou o pago na noite do dia 9 de janeiro em Uruguaiana, sólito no seu rancho a beira do Rio Uruguai, quando ouviu sua última serenata das águas que lhe deram o primeiro banho, e também lhe disseram adeus por todos nós que admirávamos o Bira, o Biratucho, o grande Ubirajara Raffo Constant. 
Desde guri ele era amante das artes, aventureiro, foi escoteiro do Grupo Caio Viana Martins do Colégio União, romântico, pescador, fez versos, esculturas, quadros, escreveu livros, musicou letras, colaborou em filmes, foi ator, radialista, boêmio, amigo e do lombo do cavalo. 
Totalmente desprendido do material, teve uma vida simples, mas agitada pela inquietação natural de artista consciente do seu papel na terra, em querer ver um mundo melhor, fraterno, igualitário, com pão a mesa de todos, em paz. Na poesia expressou o amor, o social, o campo, a história, a religiosidade gaúcha, nunca se importou com ele, mas profundamente com o destino da cultura no Rio Grade do Sul. 
Era surpreendente, pois quando se menos esperava o Bira estava lá!  
Foi assim numa das Cavalgada Farroupilhas, quando vínhamos da República Oriental do Uruguai, do Departamento de Artigas, município Tomás Gomensoro, da Estância Tira Poncho, já em terras brasileiras depois da Barra do Quarai, Passo da Cruz, cortando campo no município de Uruguaiana, chegando perto da Queimada rumo a Estância Nova Aurora, avistamos ao longe no horizonte sem fim do pampa, entre revoadas de quero-queros, dois gaúchos, bem acavalo, vindo ao trote ligeiro em nossa direção. Lembro que num deles, pelo vento retouçava um lenço branco ao pescoço que quando foi chegando mais perto, reconhecemos os cavaleiros, era o Biratucho com o estancieiro Fernando Faria Correa, que vieram nos dar boas vindas.  
Alegres, contentes, esbaramos os pingos, de cabeça a cabeça entremeados, e o Bira bradou: Sejam bem vindos amigos, viemos aqui no campo recebe-los como se recebe gaúchos, de acavalo com as porteiras abertas. E por certo, todos os gaúchos que já estão na estância do céu, saíram quarta-feira dia nove, na madrugada, de acavalo, para receber no meio do campo celestial, gauchescamente, o Bira do Retorno Bravo, em dois personagens da sua épica poesia – o moço e o velho guasca que morreu. Que Deus o tenha amigo! 
Para pensar: Se a morte fosse o fim, não teria nenhum sentido essa vida terrena, portanto não tenha medo, esteja sempre pronto para a partida, ajustando diariamente tua consciência, arrepender-se depois dos maus atos pode ser tarde e complicará tua chegada!  
 

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2013 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. : Esta matéria também está na internet nas páginas:
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.
www.ocariucho.com.br

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 – Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS – BR / E-mail: tarca@tarca.com.br; www.tarca.com.br

Fonte! Coluna Regionalsimo, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 13/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário