quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coluna Tradição e Cultura Jornal A Semana 11.01.13


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

         Bueno! Santa Maria, a cidade coração do Rio Grande foi palco nos dia 04 e 05 de janeiro, do Congresso Tradicionalista. É a única cidade do Rio Grande do Sul que, nas sessenta edições, foi sede três vezes (a primeira edição em 1954; a 50ª edição comemorativa em 2004 e a 60ª no último final de semana).

TEMA ANUAL DO MTG E DOS FESTEJOS FARROUPILHAS

Após a chegada da Chama crioula, vinda de Pelotas, sede do 59º Congresso, em 2012, o plenário votou a música tema  do evento.” Grito de Alerta”, de Salvador Ferrando Lamberty e Valdomiro Maicá foi escolhida por unanimidade.
O MTG tem um novo tema anual. Foi escolhida a proposta “O MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”, de autoria da 1ª prenda da 13ª RT Taynara Moraes e Aline Rigão de Vargas, do departamento cultural desta região.
E o tema dos festejos farroupilhas aprovado pelos CTGs do estado, para 2013, foi “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, de autoria de Rogério Bastos. A proposta enfatiza uma leitura da origem do gaúcho dentro do imaginário social, onde se encontram mitos e lendas, os contos, as histórias, e podem ser representadas através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas. 

BERTOLINI REELEITO. CONGRESSO DE 2014 NA CAPITAL

         A capital do estado receberá os tradicionalistas do Rio Grande do Sul em janeiro de 2014, ano da copa do mundo. Deverá ser um acampamento temático, para que se forme um grande debate sobre o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 315 congressistas elegeram Porto Alegre, uma das sedes da copa, para sediar o maior conclave do MTG.
         Depois de um ano considerado de muito sucesso em sua gestão, Erival Bertolini, alcança seu objetivo e é eleito para seu terceiro mandato. Foram 307 votantes, sendo 259 votos à favor e 46 contra.

CHAMA CRIOULA 2013

O Congresso de Santa Maria garantiu ainda, o acendimento da Chama Crioula do estado em 2013. Será na cidade de General Câmara, no distrito de Santo Amaro do Sul, com 270 votos favoráveis. 
Os chasques acima tem como fonte o sítio oficial do MTG. Abra as porteiras clicando em www.mtg-rs.blogspot.com.

LANÇAMENTO DE LIVROS

         Bueno! Não é de hoje que o Congresso Tradicionalista, leva na mala de garupa uma verdadeira feira do livro, com obras que são vendidas na sede da Fundação Cultural Gaúcha. Também está sendo palco, de uns anos pra cá, de lançamento de obras do tradicionalismo. Neste congresso foram lançados dois livros.
1 – Laçando a Corrupção – uma obra do Diretor da TV Tradição e Conselheiro do MTG, José Alfredo Tessmann. É uma obra de cunho infantil, feita em parceria com o MTG e Ministério Público.
2 – Ser Patrão e Administração de CTG – de Paulo Roberto Fraga Cirne, foi lançada a 2ª edição atualizada e ampliada, agora com capítulo especial sobre o Coordenador Regional. Esta obra foi distribuída (um exemplar) por entidade tradicionalista presente no Congresso.
         Mas, as duas obras, podem ser adquiridas na sede da Fundação Cultural Gaúcha, em Porto Alegre.

GRANDE FANDANGO NA CAPITAL

         Bueno! Numa época de repouso, de recarregamento das baterias, de gozar férias, de viajar, os fandangos também fazem uma pausa, mas existem as (boas) exceções. Neste sábado – dia 12 de janeiro, tem grande fandango pra quem já está com saudades de gastar a sola da bota. Será no galpão do CTG Candeeiro do Sul, na Av. Ipiranga, próxima à CEEE. A animação será com o Grupo Marca de Campo, uma das grandes revelações, com seu primeiro CD na praça, lançado no mês de dezembro do ano passado.

O RETORNO DE GIOVANI LEMANN

         Bueno! Em 2013 retorna ao posto de Suboordenador local, o tradicionalista Giovani Lemann, que vai substituir Luiz Claudio Dipp, que neste ano vai pra Coordenadoria Regional da 1ª RT. E o Giovani já programou a primeira Charla de Patrões. Será na próxima segunda-feira à noite, no galpão do CTG Amaranto Pereira (sua casa). Contatos pelo fone (51) 9149-4977. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário