quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Coluna de Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada 03.01.2013


DE GALPÃO EM GALPÃO

60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

         Bueno! Mais uma vez a cidade de Santa Maria vai sediar o maior evento político e administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho do nosso Estado: o 60º Congresso Tradicionalista, que vai tratar os rumos do Movimento para o ano de 2013 e também, com a eleição para presidente, onde, segundo se sabe, Erival Bertolini vai novamente colocar o seu nome à disposição, concorrendo à reeleição. O evento será nos dias 04 e 05 de janeiro de 2013, no Centro Esportivo Municipal, Rua Appel, n° 994, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Informações pelo fone do MTG (51) 3223-5194.


Surgiu um deputado federal, do PSDB de São Paulo, criando um projeto de lei em Brasília propondo a proibição dos rodeios em todo o País, atingindo também as provas de laço, sob o argumento de que tal prática esportiva prejudica os animais. Diz o parlamentar que animais têm morrido – deve ser lá em São Paulo - por serem presos pelo pescoço, arrastados por muitos metros, sendo obrigados a fazer o que manda o laçador e sofrendo muito.
Bem, deve ser na terra do deputado, em São Paulo, pois aqui no Rio Grande do Sul ninguém laça pelo pescoço e sai arrastando o animal. Aqui, não é qualquer um que pega um laço e sai atirando feito louco. Eu vejo no nosso CTG – Sesmaria dos Farrapos o seguinte: até chegar ao ponto de laçar em um rodeio, o candidato treinou muito e teve suas condições de desempenho examinadas. Aqui, se laça pelas guampas unicamente, deputado, e jamais pelas pernas ou qualquer outra parte do animal. Não acertou, libera o bicho imediatamente e sai para outra.
O CTG Sesmaria dos Farrapos construiu uma excelente quadra de rodeios e lançamentos que está em plena operação no Parque Eldorado, orgulho dos laçadores do Rio Grande do Sul, junto com o patrão Darci Foletto. Várias vezes ali foram reunidos gaúchos e gaúchas, junto com tradicionalistas de outros estados e do exterior.
Agora, imaginem o prejuízo que o CTG terá, se este projeto descabido e insensato do deputado federal Ricardo Trípoli – este é o seu nome – venha a ser aprovado. Acho mesmo que ele deve propor cursos de tiro de laço lá na sua terra, que poderiam ser ministrados aqui no nosso CTG Sesmaria dos Farrapos, ou então restringir esta proibição somente para os seus conterrâneos. Paulista que se preze fique por lá mesmo, laçando boi e vaca pelos pés, rabos e canelas. Nós, que estamos mais acostumados, ficamos por aqui mesmo. Agora, generalizar, jamais. Onde ele pensa que estamos vivendo? Fonte! Chasque do jornalista Isnar Ruas, publicado na edição de hoje (28/12/2012) do Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário