sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUE HOMENS SÃO ESSES?

De todos os homens ilustres que o Rio Grande pariu, sem dúvidas um dos maiores foi o Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, inteligência parda da nação, visionário, natural de Jaguarão, que por talento e trabalho herdou a empresa de um rico mercador escocês que viveu no Rio de Janeiro e vendo seu potencial também o iniciou na maçonaria.

Descendente de pequeno proprietário rural, o menino Irineu Evangelista experimentou a vida rude da campanha na Zona Sul, lá mesmo ficou órfão aos cinco anos e aos oito, foi adotado por um tio, com quem morou em São Paulo, onde estudou, cresceu e virou moço promissor, de lá ganhou a corte e o mundo, fazendo um Brasil empreendedor. Apoiou a Revolução Farroupilha no Rio de Janeiro, asilando patrícios gaúchos fugitivos das prisões imperiais. Belo gesto!

Como a história humana tem mostrado em todos os tempos, basta o sujeito ser dos bons, não ser bajulador de quem quer que seja e ser autônomo, graciosamente ganhará a inveja dos impuros, sobreviventes da sombra do poder por covardias, patrocinadores das inverdades, instigadores dos tiranos. Assim tornou-se Irineu, desafeto do imperador.
Apesar de ter enfrentados tudo isso, o menino gaúcho da Vila Conceição de Arroio Grande, distrito de Jaguarão, era o aval do império brasileiro para os ingleses, que lhe davam mais importância do que ao imperador, dai vinha à maldade dos invejosos da corte.
Ele morreu no dia 21 de outubro, em 1889, mas a vida continuou plasmando no Brasil gente de espírito inverso ao do seu, homens que colhem sem plantar, que se apropriam das coisas, pois não são originários de nada e passam o tempo mal dizendo dos que criam, dos que dispõe do poder e de poder, naturalmente.

Assim homenageamos nosso herói Mauá, estendendo a mensagem aos seres investidos de poder natural do passado, do presente e que nos leem, pois a sua retidão, a sua moral, ofende sem querer os homens obtusos, sem caráter, sentinelas do mal, cavaleiros das sombras, que retardam o trabalho do bem, mas nunca evitarão o seu progresso.

Para pensar: Quem poupa os maus, prejudica os bons!
 
ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/ 
http://www.buenas.com.br/;  
http://www.cybergalpao.com.br/
http://www.chasquepampeano.com.br/   
http://www.jornalabcreporter.com.br/   
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito

http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/ 

CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439(51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br;  http://www.tarca.com.br/.

 Fonte! Coluna Regionalismo por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 24 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário