sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Festejos Farroupilhas de Tucunduva - RS

A abertura da Programação Cultural da Semana Farroupilha será na quinta-feira

Uma bela solenidade marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha 2012 na tarde de terça-feira (11) em Horizontina. Um grupo de mais de 70 cavalarianos horizontinenses e em torno de 40 de Doutor Maurício Cardoso conduziu a centelha de Coronel Bicaco na região Celeiro até o município.

O patrono da Semana Farroupilha 2012 no município, o tradicionalista Osmar Manjabosco, foi homenageado no momento em que o prefeito municipal Irineu Colato recebeu a chama e a depositou junto ao CTG Carreteiro de Horizonte. Autoridades civis e militares receberam os pavilhões nacional, estadual e municipal, bem como as bandeiras do CTG, do MTG e piquetes e os depositaram no dispositivo do Acampamento Farroupilha.

Em seu discurso de abertura, o patrão da entidade maior do tradicionalismo horizontinense Valmor Alfredo Dreher, de frente para as obras do futuro Centro de Tradições, antecipou a vontade de finalizar o ousado empreendimento para sediar a próxima Semana Farroupilha. -“ Nosso sagrado galpão poderá estar pronto antes, já para o aniversário da nossa entidade em Junho de 2013, basta que haja colaboração”, resumiu.

A patronagem decidiu formalizar um empréstimo bancário da ordem de R$ 120 mil para a cobertura do novo espaço cultural, mas tem autorização do Ministério da Cultura para fazer a captação de 100% dos investimentos, através de deduções de percentuais do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, que pode ser feito a partir do final deste ano e meados de 2013.

Os dois postulantes ao cargo de prefeito do município, Nildo Hickmann e Marcos Schneider, foram convidados para a solenidade, e publicamente chamados ao compromisso de auxiliar a cultura gaúcha a partir do próximo ano. – “Para nós não importa o vencedor, queremos que as portas da prefeitura continuem abertas aos tradicionalistas, costado que tivemos a honra de ter até aqui, da administração pública”, explicou Dreher.

As programações culturais transcorrem de quinta-feira dia 13 até a quinta-feira da semana seguinte, dia 20 de setembro, feriado estadual.

Confira toda a programação:

13/09 – Quinta Feira
19h30min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Pré-Mirin, Dente de Leite e Escola Bela União;
20h30min – Jantar a cargo dos Colégios Albino Fantin e Cristo Rei – Vaca Atolada (Mandiocada) e saladas; 21h – Show com Shirle Moraes e Claudio Pereira.


Dia 14/09 – Sexta Feira
14h – Ronda Crioula – Escolas; 19h30min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Juvenil, Dança de Salão e Invernada Escola Monteiro Lobato; 20h30min – Jantar a cargo dos Piquetes – Noite do Cupim e 21h – Show com Antonio Carlos e Darlan Ortaça.


Dia 15/09 – Sábado
12h – Almoço no Acampamento Farroupilha; 19h30min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernadas e Escola Operária; 21h – Jantar a cargo das Invernadas Artísticas do CTG – Bóia Campeira e 22h – Fandango com Herança Campeira do Sul.


Dia 16/09 – Domingo
09h – Centelha da Chama (Rancho Parceria – Pibi); 09h30min – Desfile de Cavalarianos em Vila Cascata; 09h15min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Juvenil; 10h – Culto Crioulo Luterana – São Lucas (Rancho Parceria – Pibi); 12h – Almoço Grupo Tipo Bixo – Churrasco e saladas; 13h – Apresentações Artísticas e Culturais – Tertúlia; 19h – Missa Crioula – Igreja Matriz Católica.


Dia 17/09 – Segunda Feira
14h – Ronda Crioula – Escolas;
19h – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Mirin e Escola Espírito Santo; 20h30min – Jantar a cargo Barinsul e Lojas Quero-Quero – Tripa Gorda; 21h – Show com Andorinha e Grupo.


Dia 18/09 – Terça Feira
07h30min – Café com Associado – ACIAP; 14h – Ronda Crioula – Escolas; 19h30min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Xirú e Colégio Neli Dahne Logemann; 20h30min – Jantar a Colégio Frederico Jorge Logemann – Noite das Costelas e 21h30min – Show com Sidi Biriva.


Dia 19/09 – Quarta Feira
14h – Ronda Crioula – Escolas; 19h30min – Programação a cargo dos Acampamentos e 22h – Fandango Porca Véia e Grupo.


Dia 20/09 – Quinta Feira
06h – Café Campeiro; 07h – 4º Cavalga do Chamamento (Cavalgada pelos bairros da cidade); 09h – Desfile; 10h30min – Missa Crioula; 12h30min- Costelão a cargo do CTG Carreteiros do Horizonte; 14h – Show com Dilseu dos Santos e Grupo; 18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento das atividades da Semana Farroupilha de 2012.


Fonte: http://www.jornalfolhacidade.com.br; http://www.zulupa.com.br; Paulo Roberto Staziaki

Chasque retirado do sítio Tucunduva Online:
www.tucunduvaonline.com.br/index.php?origem=noticias_detalhes&id=8266

Fonte! Sítio do amigo e irmão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) - O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras:
http://www.ocariucho.com.br/?p=10160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário