quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Começaram os Festejos Farroupilhas em Alvorada / RS


Centelha da Chama Crioula trazida de
Venâncio Aires em lugar de destaque
 no CTG Campeiros do Sul

          Bueno! Depois de fazer o trajeto de Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, trazendo o símbolo sagrado da nossa tradição – a Chama Crioula, à pata de cavalo. Depois de bater casco por mais de 50 km somente no dia 06 de setembro, debaixo de um sol de verão. Depois de pernoitarem na noite do dia 06 em Eldorado do Sul, na manhã do dia 07 de setembro, chegou a hora de encilhar os cavalos pela última vez nesta que foi a 15ª Cavalgada de busca da Chama Crioula dos nossos cavaleiros. Chegou a hora de fincar o pé no estribo rumo à Alvorada.

         A chegada foi por volta do meio-dia, no galpão do CTG Campeiros do Sul. A Chama Crioula foi deixada num lugar de destaque no interior do CTG, com as lanças cruzadas em forma de “x”. Lá pelas 16h, o piquete, agora bem mais encorpado, rumou, via Av. Maringá, até o Av. Getúlio Vargas, para, após o desfile da equipe da Secretaria da Cultura encerrar o Desfile da Mocidade, entrar na avenida.
Prefeito Brum ao centro. Claudio Dipp (lenço branco), ao
lado da Diretora Artística Regional Ana Paula Lauffer
(de faixa na mão)
 
         Lá pelas 17h30min, conduzidos pela Brigada Militar, entrou o piquete com a Chama Crioula, repassada pelo Senhor Antão ao Prefeito Municipal Carlos Brum, que, com dois peões com suas lanças, e muitos tradicionalistas, cruzaram a Praça Central João Goulart, indo até o Piquete Guardiões da Querência, do 24º BPM, instalado na própria praça, onde, a chama permanente (trazida de Itaqui em 2010), conduzida pelo Senhor Prado, fundiu-se com esta que foi trazida de Venâncio Aires.
Momento da unificação da Chama permanente vinda de
Itaqui em 2010, com a Centelha trazida de Venâncio Aires
         Após a entoação do Hino Riograndense, foram oficialmente abertos os festejos farroupilhas em nossa cidade. E nesta noite a ronda crioula aconteceu ali mesmo na Praça Central.

Abaixo poderemos ver mais retratos da abertura dos festejos, com a entrada da Chama Crioula na Avenida e depois no galpão do Piquete Guardiões da Querência.
A presença marcante do público


Se aproximando do palanque

Piquete conduzido pela Brigada Militar

A Centelha levada até o palanque das autoridades

Cada vez mais presente a mulher gaúcha nas cavalgadas

Momento do cumprimento do protocolo na Av. Getúlio Vargas

Mais uma prenda que participou desta cavalgada

Prefeito Brum rumando até o galpão do Piquete do 24 BPM, indo
pelo meio do Acampamento Farroupilha


Nos retratos abaixo vemos os cavaleiros, entre os quais, muitoas crianças, com os seus cavalos, à frente do galpão do Piquete Guardiões da Querência, no momento solene da abertura dos Festejos Farroupilhas em nossa cidade.










Presença marcante do Robson e sua filha, representantes do CTG
Amaranto Pereira
Chasque e retratos de Valdemar Engroff - o gaúcho taura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário