quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coluna Tradição e Cultura Jornal A Semana de Alvorada 28.09.12


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade



ENCERRAM-SE OS FESTEJOS FARROUPILHAS

         Bueno! Mais uma vez a expectativa foi superada em relação aos festejos farroupilhas da nossa cidade, onde realizamos a 15ª busca de Chama Crioula (este ano fui buscada em Venâncio Aires), o 8º Acampamento Farroupilha na praça central, que foi até o dia 23, veio para ficar e o Desfile Temático e Campeiro (este num belo dia de sol no dia 20).
         O Fandango Oficial, realizado no dia 22, foi um evento de primeira. Exigiu-se pilcha completa e o galpão do CTG Sentinelas do Pago lotou. Mas antes do fandango, aconteceu a entrega dos troféus para os melhores e algumas homenagens, onde destacamos o CPF O Tempo e o Vento, que, como acontece nos últimos anos, levou os troféus de melhor ronda crioula, de melhor acampamento e de melhor desfile temático. E como também acontece nos últimos anos, o melhor desfile campeiro ficou com o Piquete Parceiros da Tradição. Além disso, tivemos troféus para os melhores do esporte (diversas modalidades) e da culinária campeira, com destaque para o CTG Raça Gaúcha.
         Foram destacados com o troféu Parceiro Tradicionalista, este colunista; o senhor Carlos dos Santos e o SAVE – Serviço de Atendimento Voluntário de Alvorada, ambos, por relevantes serviços prestados ao longo dos festejos farroupilhase ao tradicionalismo como um todo ao longo deste ano .
         Após a entrega dos prêmios, começou o fandango, que foi animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionísio Costa. E com a parceria de todas as entidades tradicionalistas locais, o evento foi um sucesso em todos os sentidos.

CTG COXILHA ABERTA

Bueno! A patronagem do CTG Coxilha Aberta e a Academia de Danças Estampa Gaúcha, capitaneada por Caio e Silvane, boleiam a perna e convidam a gauchada do Rio Grande para o grande jantar-baile de formatura de fandango, no dia 29 de setembro e que será animado pelo Grupo Querência Missioneira. Na oportunidade também vamos comemorar os doze anos de fundação da Academia de Danças Estampa Gaúcha. O valor do convite é R$ 25,00 e já estão abertas as inscrições para no novo curso, que vai iniciar no dia 07 de outubro, com seguimento nos  domingos ao entardecer. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 6143-7166 ou (51) 9809-9708. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285 - Rubem Berta  Porto Alegre - RS.

23º ALVORADA DA TROVA GILDO DE FREITAS

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Comissão Organizadora convidam os trovadores do Rio Grande para participar do 23º Festival Alvorada da Trova Gildo de Freitas.  O evento será realizada no dia 30 de setembro, a partir das 9h da manhã.  Venha e almoço conosco. Traga o seu talento e participe do evento, pois teremos as seguintes modalidades: Trova Campeira; Trova do Martelo; Trova Estilo Gildo de Freitas e Trova dos Tordilhos.
Contatos com o patrão Aldo pelo fone (51) 8587-0507 begin_of_the_skype_highlighting  ou com Eva Laguna pelo fone (51) 9151-5361 begin_of_the_skype_highlighting. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS.

INTER-REGIONAL DO ENART

         Bueno! Neste final de semana acontece a fase Inter-Regional do Enart, na cidade de Portão, com a participação das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1º RT, 12ª RT, 15ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 27ª RT e 30ª RT. Queremos desejar boa sorte aos participantes locais: CTGs Chilena de Prata e Campeiros do Sul (Força B); Mandela Pereira Neto do CTG Chilena de Prata (Chula); Paulo R. de Souza do CTG Amaranto Pereira (Intérprete vocal); Adair Rocha e Marlise Mesqueta, ambos do CTG Amaranto Pereira e Fernando Araújo do CTG Bento Gonçalves da Silva (todos na declamação) e Rafael S. da Silva, do CTG Campeiros do Sul (causo).

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar do Curso Básico de Danças de Fandango, no galpão do CTG, a partir do dia 05 de outubro, com seguimento nas sextas-feiras à noite. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 8406-8566 ou (51) 9853-6770. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, no Bairro Americana, em Alvorada / RS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário