sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Caminhos da Chama Crioula

Mais de mil cavaleiros já partiram de V. Aires
Símbolo foi gerado neste ano no Parque Municipal do Chimarrão
Crédito: BRUNO PEDRY / GAZETA DO SUL / CP
 
O Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, recebeu desde 17 de agosto até ontem 1.025 cavaleiros de 38 entidades tradicionalistas do Estado, para levarem aos municípios de origem a centelha da Chama Crioula. Segundo a presidente da Comissão Executiva Municipal do Acendimento, Luce Carmen Mayer, diariamente novos grupos partem com o símbolo para os festejos da Semana Farroupilha

A geração da chama ocorreu em 17 de agosto, na Praça da Matriz. O símbolo foi levado ao Parque do Chimarrão e, no dia seguinte, começou a distribuição para as delegações gaúchas e de fora do Estado. Nas últimas semanas, cavaleiros de municípios próximos levaram o símbolo. Na terça, por exemplo, o Piquete Tio Emiliano, de Rio Pardo, partiu do parque. Grupos de cidades como Pelotas, Marau e Livramento também buscaram centelha.

A participação em atividades relacionadas à Semana Farroupilha em Venâncio Aires neste ano aumentou antes mesmo do início oficial da programação, nesta sexta-feira. Luce Carmen diz que muitas escolas solicitaram a visita de representantes da comissão ou da Associação dos Tradicionalistas da cidade (Atva) para palestras ou oficinas. A defesa do nome de Venâncio Aires para receber o acendimento começou em 2006, e o município foi confirmado como sede do evento em janeiro último. Um dos principais argumentos foi o fato de a cidade ser a capital do chimarrão.

A abertura oficial da Semana Farroupilha em Venâncio será às 19h desta sexta, no Galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão, com apresentação do patrono dos festejos e dos homenageados pelas entidades tradicionalistas, além de atividades artísticas. No sábado, às 13h, começa a Festa Campeira da associação, com a sequência da programação de disputas no domingo. Durante a Semana, estão previstas oficinas e palestras nas escolas e, dia 20, às 9h, o desfile temático, na rua Osvaldo Aranha.

Crédito: ALAIR ALMEIDA / ESPECIAL / CP
Os 120 cavalarianos de Alegrete (foto) que conduzem, desde terça, a centelha da chama gerada em Venâncio chegam à cidade hoje, para o acendimento do candeeiro, às 10h, na praça Getúlio Vargas. O grupo iniciou o percurso de 35 km após ato às margens da BR 290, no Marco das Três Divisas, que une Alegrete, Uruguaiana e Quaraí. A chama chegou ao Marco na segunda-feira, depois de 22 dias de viagem a cavalo desde Venâncio Aires, por um grupo de 22 pessoas. Em Alegrete, o símbolo será distribuído hoje a CTGs, DTGs e piquetes.

Em Livramento, o atraso nos trabalhos de cobertura do Galpão Binacional, no Parque Internacional, não afetará a abertura oficial da Semana Farroupilha, amanhã, às 9h, segundo o coordenador dos festejos, Ruy Rodrigues. Uruguaios da Intendência Municipal de Rivera intensificam a colocação de capim-santa-fé na estrutura. Na cerimônia, haverá a distribuição de centelha da Chama Crioula a 37 entidades.


Fonte! Chasque publicado nas páginas do Correio do Povo de Porto Alegre (RS), na edição do dia 13 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário