quarta-feira, 11 de julho de 2012

23º FEGAMS - Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha




O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Cultivando a Tradição realizam, no período de 12 a 15 de julho, em Chapadão o Sul, o 23º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). A abertura terá início às 18h com a Missa Crioula e a solenidade oficial ocorrerá às 20h, do dia 15 de julho (quinta-feira). A organização espera que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento.

Com o tema “Integração Entre Culturas: Gaúchos e Guaicurus Entrelaçando Culturas”, o evento reunirá durante os quatros dias participantes do Estado que disputarão provas nas categorias: mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano. As diversas provas fazem parte das modalidades: Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc); Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais, etc); e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco).De acordo com o presidente do MTG/MS, Agadir Mossmann, cerca de 3 mil tradicionalistas desenvolvem nos CTGs do Estado trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense. “Todo esse trabalho é realizado por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento em que ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade”, destaca o presidente.

O patrão do CTG Cultivando a Tradição, Jefferson Elias Pereira dos Santos, salienta que desde o início do ano a entidade está empenhada na organização do evento e que os preparativos já estão se finalizando. “Nós, de Chapadão do Sul, nos sentimos honrados pela confiança de todos os tradicionalistas do Estado em realizar o maior evento da tradição gaúcha do MS em nossa cidade”, enfatiza o patrão. “Gostaríamos de convidar a todos para que venham até Chapadão do Sul para prestigiar este grandioso evento.”

O Fegams será realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Chapadão do Sul nas modalidade de Provas Artísticas e na Sede Crioula do CTG Cultivando a Tradição as modalidades de Esporte e Campeira. No dia 14 de julho (sábado) a partir das 22h 30min será realizado o Baile Oficial do evento e dia 15 de julho (domingo) a Cerimônia de Encerramento e a Premiação dos vencedores do festival, ambos no Parque de Exposições.

Investimentos – O 23º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) do Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2012 (FIC-MS). O evento é uma realização do MTG/MS e do CTG Cultivando a Tradição e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Chapadão do Sul.

Chasque retirado do sítio, Jornal de Agora MS:www.agorams.com.br

Fonte! Chasque publicado no sítio do meu amigo e irmão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) - O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras clicando em http://www.ocariucho.com.br/?p=8480

Nenhum comentário:

Postar um comentário