terça-feira, 5 de junho de 2012

Viúva de Barbosa Lessa será patrona dos festejos farroupilhas no RS

Nilza Lessa faz história e é a primeira mulher a ser homenageada. Aos 79 anos, ela foi escolhida por unanimidade pela comissão organizadora.            
Nilza Lessa se reunirá com organizadores da
celebração para definir agenda de patrona
(Foto: Arquivo Pessoal)

Uma senhora de 79 anos está fazendo história no Rio Grande do Sul. Nilza Lessa será a primeira mulher patrona dos festejos farroupilhas, em setembro. A viúva do escritor, folclorista e historiador Barbosa Lessa, falecido em 2002, foi escolhida por unanimidade pela comissão que organiza a celebração em 2012. A homenagem é concedida desde 2005 a pessoas de expressão na cultura local.

"Fui pega totalmente de surpresa com essa notícia, mas estou muito feliz. A gente sempre batalhou tanto pela cultura e é emocionante ver o trabalho reconhecido", diz Nilza, que agora quer dividir esta alegria com os filhos. "Para o Guilherme (filho) já contei. Mas para a Valéria (filha) ainda vou ligar. Ela mora nos Estados Unidos há 20 anos, mas sempre foi muito ligada a nossa cultura. Meus netos até dançam em um Centro de Tradições Gaúchas lá".

Na próxima semana, Nilza terá uma reunião com a comissão organizadora dos festejos para acertar os detalhes da agenda de patrona. "Vou descobrir quais serão minhas obrigações", diz, empolgada com a perspectiva de servir de exemplo às novas gerações em um evento tão relevante para a cultura gaúcha. "É importante manter as tradições", reitera.

Preservação dos costumes
Nilza Lessa sempre foi uma presença ativa na preservação dos costumes gaúchos. Natural de
Santana do Livramento, muito cedo se envolveu com a cultura. Nilza foi professora, produtora de TV e de eventos, gerente da Churrascaria do CTG 35 e dona de loja de artigos gauchescos na Capital.

Aliás, foi em um congresso sobre Tradicionalismo Gaúcho que Nilza e Barbosa Lessa se conheceram, em 1956, na cidade de Ijuí. No baile do evento, entre um xote e outro, se apaixonaram. Na ocasião, ela morava em Uruguaiana e ele em São Paulo. Casaram-se quatro ano depois. A lua de mel foi no Rio de Janeiro e depois disso ambos se mudaram em definitivo para a capital paulista. Atualmente, Nilza mora em um apartamento no centro de Porto Alegre.

Fonte! Chasque de Roberta Lemos publicado no sítio do G1 (Rio Grande do Sul), no dia 04 de junho de 2012. Abra as porteiras clicando em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/06/viuva-de-barbosa-lessa-sera-patrona-dos-festejos-farroupilhas-no-rs.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário