terça-feira, 5 de junho de 2012

A Magia do Frio

Ao contrário do que se alarde no mundo sobre a questão climática, eu que nasci e me crie e vivi na fronteira oeste, até os vinte anos, curti que bem me lembro, uns quinze bons invernos, do tempo antigo, daqueles de renguear cusco.

Observando o clima hoje, me parece que tudo está nos conformes, pois chegou o outono, caíram às folhas, o frio foi se apresentando de mansinho, deu lareira em maio e seu tradicional veranico de esvaziar freezers de cerveja e o junho chegou de acavalo no minuano, chapéu quebrado na testa, com cara larga e avermelhada do frio.

Certo dia em Porto Alegre há uns dois anos, fui numa palestra onde um cientista, com todas suas razões, provava por A e por B que o planeta estava esfriando e não esquentando, como disseram os ecologistas e outros cientistas interessados no tema.

A tese do palestrante me pareceu muito lógica, pois se fundamentava em que a cada noventa anos o planeta esquenta e esfria, e agora passará a esfriar. Seu estudo reportara-se a registros climáticos de mil anos.

Eu fiquei convencido, mais feliz ainda porque foi descartada a possibilidade de crescimento do nível do mar pelo degelo tão propagado, pelo efeito estufa.

Então que venha o frio, que venha a geada, que venha a neve, pois o mundo não terminará agora, as cheias dos rios acontecerão pelos desequilíbrios regionais do ambiente, mas o mar ficará mais frio, as calotas polares se restabelecerão dos noventa anos de aquecimento e a força magnética da terra firmará o tranco nos desviando do apocalipse.

No frio morrem vermes, vírus e tomara que nesse inverno que promete ser intenso, como eu penso, que morram todos os vírus mal sãos da canalhice.

Para pensar: Todas as estações são de renovação e isso é mágico.
Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;

http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;   http://www.jornalabcreporter.com.br/www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/;   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/;

CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439 / (51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 504, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 05 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário