quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESTÂNCIA DA POESIA - GESTÃO 2012/2014

A Estância da Poesia Crioula, a Academia Xucra do Rio Grande, no próximo dia 29 de junho, completará 55 anos de atividades ininterrúptas. Quantos vates de renome ajudaram a compor o crédito literário desta grande entidade? Quantos poetas consagrados cerraram fileiras para engrandecer esta confraria de acadêmicos forjados na poesia terrunha?
A partir de hoje, e até o dia de seu aniversário, estaremos publicando sobre a formação e a história desta gente que, reunida na escrita, agüenta o tranco por anos e anos. Somos uma das poucas entidades literárias sobreviventes (e sem depender de ajuda externa ou pública) e talvez a única no RS com sede própria. Tudo isto envaidece seus componentes, pessoas sensíveis, visto que são poetas e poetizas, e que comemoram mais um ano de existência com intensa programação (que será divulgada oportunamente) convidando a todos para que participem desta data tão importante.
A nominata da nova diretoria para o biênio 2012/2014 já está constituída e postada abaixo.

 
Cândido Brasil comandará a Academia Xucra do Rio 
Grande por mais dois anos

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA - GESTÃO 2012/2014

Presidente: Cândido Brasil
Vice-Presidente: Wilson Tubino
Secretário Geral: Léo Ribeiro de Souza,
2º Secretário: Darcy Everton Dárgen,
1º Tesoureiro: Cristiano Ferreira
2º Tesoureiro: Paulo Roberto de Fraga Cirne
Conselho Deliberativo: Luiz Alberto Ibarra, Danci Ramos e Avelino Collet
Suplente: Padre Amadeu Canellas
Conselho Fiscal: Paulo Zenni Araújo, Sued Macedo e Dilmar Xavier da Paixão
Suplente: Jurema Chaves
Diretora de Biblioteca, Arquivo e Museu: Beatriz de Castro
Diretor de Edições e Publicidade: Paulinho Pires
Diretor de Promoções Culturais: José Machado Leal
Comissão Seletiva: Francisco Pereira Rodrigues, Léo Ribeiro de Souza, José Machado Leal, Cristiano Ferreira e Luiz Alberto Ibarra.

 
Quando fui presidente da Estância da Poesia Crioula (2004/2006) Francisco Pereira Rodrigues, ex-Presidente da entidade, a direita da foto, era nosso grande orador. Agora, tenho a honra de compor a nova nominata da Academia Xucra do Rio Grande na função de selecionar e aprovar novos sócios ao lado deste grande tribuno de 99 anos de idade, e com uma saúde de me dar nos dedos.
Fonte! Chasque com os retratos, publicado no sítio do grande amigo Léo Ribeiro de Souza, no dia 20 de junho de 2012. Abra as porteiras clicando em  http://blogdoleoribeiro.blogspot.com.br/2012/06/estancia-da-poesia-gestao-20122014.html.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário