quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coluna Tradição e Cultura J. A Semana 15.06.12

CTG SENTINELAS DO PAGO

         Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago boleia a perna e te convida para participares no dia 16 de junho, do grande jantar-baile de aniversário do CTG. A animação será por conta do Grupo Trilha Campeira. Contatos com o patrão Paulo pelo fone 84204678. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
Relembrando, o CTG Sentinelas do Pago foi fundada por um grupo de tradicionalistas oriundos dos mais longínquos pagos do nosso Rio Grande, no dia 14 de junho de 1986. A sua primeira patronagem foi comandada por José Farias (patrão) e Arno Dickel (capataz). Também fizeram parte desta primeira patronagem os gaúchos Joacir Pereira, José Antônio Trindade Lemes e Alcemir Ribeiro. A primeira charla foi em 18 de julho do mesmo ano, onde foi escolhido o lema da Entidade: “Sentinelas Cultuando as Tradições do Pago”.
         O CTG está localizado na Vila Cedro, na Rua Porto Alegre, 216, bairro pobre da cidade, carente de infraestrutura (calçamento), mas está integrado ao bairro e faz parte do Movimento Tradicionalista e nestes 26 anos, cultuou as tradições do nosso pago com garra e bravura.
         O maior revés que o CTG sofreu e quase sucumbiu foi em meados de agosto de 1998, quando a natureza semeou pânico em Alvorada, com um temporal e o CTG Sentinelas do Pago foi totalmente destruído. A patronagem da época, comandada pelo Patrão Antônio Soares, decidiu reconstruí-lo com o apoio do Conselho de Vaqueanos, da comunidade e do Movimento Tradicionalista da cidade. As promoções foram feitas em outros locais, como no galpão do coirmão CTG Chilena de Prata (sem ônus). Hoje o CTG está de pé, reconstruído e realizando os seus eventos, que são macanudos em seu galpão, sendo comandado pelo patrão Paulo Edson. Parabéns à família Sentinelas pelo aniversário deste templo sagrado da tradição gaúcha, pois são 26 anos lutando pela cultura do Rio Grande.

3º FESTINIL

Bueno! A 1ª RT do RS e o CTG Rancho da Saudade boleiam a perna e convidam as entidades tradicionalistas coirmãs para participar do 3º FESTINIL, que será realizado nos dias 16 e 17 de junho. Programação, ficha de inscrição e regulamento: abra as porteiras clicando em  http://www.1rtrs.com.br/festinil.php. O CTG fica na Av. Frederico Ritter, 2626, na cidade de Cachoeirinha - RS.

CTG AMARANTO PEREIRA

         Bueno! A patronagem do CTG Amaranto Pereira e o seu Departamento Campeiro boleiam a perna e te convidam para participares no dia 23 de junho, do grande jantar-baile da Campeira, tendo no cardápio, o tradicional “Chico Trançudo”, tendo na animação o Grupo Alvorada Gaúcha. Contatos com o Patrão Ary Girelli pelo fone (51) 8439-3782 ou com Moacir Paranhos pelo fone (51) 9953-8997. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

         Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar no dia 23 de junho, do grande baile de formatura de fandango, que terá a animação dos Gaúchos Lá de Fora. Contatos pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 9853-6770. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CAMPANHA DO AGASALHO: RÁDIO ACÁCIA FM

Bueno! Os programas Balada Máxima e Conexão Acácia, a diretoria da Rádio Comunitária Acácia FM/Concec, deram o pontapé inicial para a campanha do agasalho deste ano. Na comunidade teremos postos de coleta com cartazes de identificação. Até agora temos DEZ pontos de coleta:
- no CTG Chilena de Prata,
- no CTG Amaranto Pereira,
- na sede do Concec,
- na Escola Betinho,
- na Escola Gentil Viegas Cardoso,
- no Mercado e Padaria 53,
- noBazar Super Show,
- no Salão de Beleza HD, na Rua Herminio R. Machado,
- no Salão Novo Look,
- na na Auto Peças Dorow, na Rua Herminio R. Machado.
Teremos mais pontos de coletas na comunidade. A coleta vai acontecer até o dia 30 de junho e depois, os donativos serão encaminhados ao gabinete da primeira dama do município.

REGIONAL ENART 2012

Atenção! O Departamento Artístico da 1ª RT informa: haverá alteração na dada de inscrição da Regional do Enart 2012, onde a entrega das inscrições será no dia 28 de junho, às 20h, no galpão do 35 CTG, em Porto Alegre. Informa também que neste ano, Forças A e B tem que fazer a realização do SAT. Entrar em contato com o Departamento Artístico da 1ª RT, para agendamento das avaliações.
  

Valdemar Engroff
Fone (51) 3443-4125 noite
Celular (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário