quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em Santa Maria, CTG é fechado por causa do barulho e faz outros três alterarem eventos

Vizinhos reclamam da falta de isolamento acústico de CTGs de Santa Maria

Em Santa Maria, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) estão tendo de se adaptar ao Código Municipal de Posturas e respeitar a Lei do Silêncio. Por determinação da Justiça, o CTG Farroupilhas, localizado na Rua Otávio Rocha, no bairro Itararé, foi fechado e só reabrirá quando instalar um isolamento acústico. Pelo menos outras três entidades tradicionalistas, entre elas o Piá do Sul e o Sentinela da Querência, estão se incomodando com os vizinhos que reclamam do barulho.

O Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul também sofreu processo judicial, mas conseguiu entrar em acordo com a vizinhança da Rua Justino Couto, no bairro Duque de Caxias. Segundo o patrão Newton Machado, os vizinhos reclamaram do barulho, mas também estão ajudando a solucionar o problema. Eles doaram tijolos para aumentar o muro na tentativa de barrar a propagação do som. Além disso, o CPF está improvisando para melhorar o isolamento da sede: sacos de estopa estão sendo colocados no teto, e o ensaio, que antes passava das 23h, hoje termina obrigatoriamente às 22h. A programação da Semana Farroupilha também foi afetada -em, vez de diária, ficou mais esparsa para não incomodar vizinhos. Além dos shows em dias alternados, o som será mais baixo.

O CTG Sentinela da Querência, na Rua Silvino Zimmermann, em Camobi, recebeu notificações sobre o barulho por parte do município e também tenta se adequar aos horários de silêncio, entre 22h e 7h. O ideal seria implantar o projeto de isolamento acústico, mas o custo foi avaliado em cerca de R$ 300 mil, em função do tamanho do local. As invernadas estão ensaiando até as 23h.
Já o CTG Ponche Verde, na Venâncio Aires, no centro da cidade, recebeu reclamações informais e modificou seus horários de ensaio para o problema não crescer. As invernadas artísticas ensaiam até as 21h30min durante a semana. Aos finais de semana, os bailes iniciam à meia-noite e terminam às 3h.

O problema, segundo João Carlos Cardoso de Lima, coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT), é que a maioria dos CTGs foi construída há pelo menos 30 anos em locais onde não eram povoados, mas a cidade se expandiu, trazendo mais vizinhos para os CTGs.

_ A cidade não era tão urbanizada, e os prédios continuam os mesmos daquela época, quando não havia preocupação com a acústica. Nem a 13ª RT nem os CTGs têm arrecadação suficiente para um isolamento acústico, que hoje é imprescindível. Estamos, dentro da lei, tentando reverter os processos - afirma Lima.
Silêncio no salão

Há 41 anos no bairro Itararé, o CTG Farroupilhas é a única entidade tradicionalista do bairro que ainda resiste à ação do tempo e não sofreu muitas alterações desde que foi erguida em 1970. Sem isolamento acústico adequado no prédio, os eventos realizados no local ultrapassavam o limite permitido de ruído, conforme medição feita pela Brigada Militar para a ação do Ministério Público Estadual. Segundo os patrões, faltam recursos para executar o projeto acústico, orçado em R$49 mil.

As invernadas, que reúnem cerca de 100 pessoas nas categorias, mirim, juvenil, adulto e xiru, estão ensaiando em um local emprestado. Se for na sede, é sem música ou com som muito baixo.

_ Estamos tentando melhorar a acústica, colocando costaneiras (madeira) no teto _ conta o patrão Heuler Ademar Dalla Lana Cecchim.

O CTG também é usado para atividades como ginástica do Grupo Vida Ativa, que reúne cerca de 25 pessoas idosas, diabéticas e hipertensas.

_ Com ele fechado, não temos onde nos exercitar, o que prejudica nossa saúde. Em outros lugares temos que pagar aluguel do local - revela a coordenadora do grupo, Íria Baches, 56 anos.

Segundo o promotor público Ricardo Lozza, quem apontou o problema foi uma vizinha do CTG, que é professora, e alertou para o excesso de barulho.

Fonte! Chasque publicado no sítio do Diário de Santa Maria (RS), no dia 16 de maio de 2012. Abra as cancelas clicando em 
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3760331,Em-Santa-Maria-CTG-e-fechado-por-causa-do-barulho-e-faz-outros-tres-alterarem-eventos.html. Retrato de Ronald Mendes  /  Agencia RBS.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário