sexta-feira, 4 de maio de 2012

Às mulheres do meu Pago!

Amanhã será dia Nacional da Mulher e á elas dedico o espaço, dizendo que em menos de cinquenta anos, a mulher, historicamente oprimida pelos homens, saíram do anonimato e passaram a figurar em todos os postos da vida humana. Alias na bem verdade, elas já eram exploradas em vários postos, mas do que me refiro é que tinham submissão cultural machista e consequentemente da legislação, de uma raiz que vem dos primórdios da civilização.

Todos os povos primitivos tiveram e tem a mulher como escrava!
Eu nunca pude entender porque a mulher precisou passar por tudo que passou e ainda passa nas mãos masculinas insensíveis, incivilizadas, só pelo fato de ser mulher. Afinal ela é um espirito como o do homem, apenas está encarnado num corpo físico feminino e isso que a diferencia do homem, do contrário como ser nada tem de diferença, dai não há porque discrimina-la.

Mas felizmente vejo a galope a ascensão econômica e social da mulher, aguerrida, competitiva, inteligente, trabalhando ombro a ombro no sustento da família, somada aos encargos domésticos que poucos homens se dignam fazer.


Essa ascensão me emociona e me deixa aliviado, ao vê-las como empresárias, executivas, profissionais liberais, funcionárias públicas, politicas, militares, policiais, desportistas, agricultoras, estancieiras, todas desempenhando com ardor suas funções e de quando em vez voltarem às casas para parir e criarem seus rebentos.

No meio dessa revolução que prefiro chamar feminina e não feminista, gostaria que elas não entrassem na estrada errada percorrida pelos homens de colocar o sexo oposto noutra trincheira, como inimigo, mas sim pela sua experiência de mulher, mostrar ao homem que intelectualmente e no trabalho não há diferenças, o que precisamos é compartilhar as experiências para juntos crescermos socialmente eliminado as injustiças, e para que o quadro se reverta, sem perder a feminilidade, as mulheres podem e devem promover uma luta forte, mas não necessariamente agressiva, pois sua força é suave e poderosa naturalmente.

Nos últimos séculos, a histórica luta de conquistas de várias mulheres, muitas delas mártir de seu ideal, conduz a humanidade no novo milênio abrir cancha reta, investindo-as no direito conquistado que lhes deferiu cidadania, legitimando seu papel de agente renovador.

Por tanto mulher do eu pago, parabéns por esse dia Nacional da Mulher!

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;   http://www.jornalabcreporter.com.br/; www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/;   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/;

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 499, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 02 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário