quinta-feira, 12 de abril de 2012

Porto Alegre é demais! ! !

Atualmente é reconhecida como capital de todos os gaúchos, porque nela habitam gentes que reconheceram e preservam as raízes culturais legitimas do Rio Grande do Sul, forjadas em peleias desde 1750 até 1930.

Nossa capital teve formação política em 1808, originária de Viamão e se definiu já desde o início como o principal reduto social deste pago voltado até pouco tempo ao que viera da corte, resistindo a criação de uma cultura própria, valorizando mais o que era da Europa.

Tanto isso é verdade que os farroupilhas não conseguiram dominá-la, por isso, mui valerosa está em sua bandeia. Porém, hoje a realidade mudou, a força cultural sustentada pelo regionalismo, tradicionalismo, nativismo e folclore gaúcho, fez com que a cidade baixasse a guarda imperialista e se rendesse ao que de fato somos, um povo que prefere cultuar sua própria tradição.
E bem assim, construída por várias etnias onde o gaúcho bem vive, tendo nos seus usos e costumes, tudo de bom que o índio, o português, o espanhol, o negro, o alemão, o italiano, o judeu, o polonês, o russo e tantas outras raças legaram a esse torrão.

O símbolo maior de Porto Alegre é o Laçador, tipo que representa fielmente os que forjaram social e economicamente a capital de um estado vindo do campo, da criação, da agricultura, que garante o fiel da balança comercial do país, certo de que nação se faz com cultura própria e economia forte.

A luz da liberdade em raios fulgidos, representado no por de sol do Guaíba, ás vezes se ofusca nas nuvens que sombreiam o Laçador, mas que não o escondem, porque não é possível esconder aquilo que nos representa culturalmente, e mui valerosa é agora a nossa capital que deixou de lado o passado imperial e se abriu para que o ser real dessa região continentina, tomasse conta, sem revolta e sem escolta, do seu jeito, no seu tempo.

Passados 240 anos, digo que essa capital é muito mais alegre do que antes, sem ter perdido o tipo do porto que arremessa para o mundo, o autentico valor dos que aqui nasceram e são livres, defendendo esta terra, sem medo de serem felizes.

Por isso no dia 26 de março de todos os anos, cantaremos os parabéns campeiro porque PORTO ALEGRE É DE MAIS!

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br.

Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;
http://www.jornalabcreporter.com.br/;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/;
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/;

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 494, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 26 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário