quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 02/09/11


Arte! Valmir Gomes (O Cariucho) - www.ocariucho.com.br.
ALVORADA NA FASE FINAL DO ENART

Bueno! Campo Bom sediou a primeira inter-regional do Enart 2011 no último final de semana. E foi nesta que participaram os classificados de todas as modalidades pertencentes às entidades tradicionalistas da 1ª RT. E dos participantes de Alvorada, queremos parabenizar o CTG Amaranto Pereira, pois na força “B”, a sua invernada adulta se classificou em sétimo lugar e na dança gaúcha de salão (fandango), se classificou o par Jorge Magnus Teixeira e Priscila Lisboa, do CTG Bento Gonçalves da Silva.
Cabe ressaltar que a invernada do CTG Bento Gonçalves da Silva, devido à classificação obtida na final do Enart em 2010, este ano já está com o passaporte carimbado e estará nas finais em Santa Cruz do Sul, disputando também, o título pela força B.

OS FESTEJOS FAROUPILHAS SE APROXIMAM

Bueno! Como foi noticiado nesta coluna, na edição anterior, sairão de Alvorada dois piquetes rumo a cidade de Taquara, para buscar a Chama Crioula para os festejos em nossa cidade: dia 02 (hoje) pela manhã, partiram do CTG Campeiros do Sul, um piquete, no casco e no domingo partirá outro piquete com os cavalos num caminhão boiadeiro. O retorno, no casco acontecerá no dia 5, com previsão de em torno de cem cavalarianos.

A chegada do piquete vai acontecer no dia 07, data magna brasileira. Após o desfile da última escola, o piquete vai adentrar na avenida e vai passar às mãos do prefeito municipal Carlos Brum, no palanque, a Chama Crioula, que será levada, cruzando a praça central, até o galpão da Brigada Militar.
Na praça central, de 07 a 09, acontecerão rondas crioulas, com espetáculos e apresentações da grupos de invernadas. A partir do dia 10, teremos as rodas crioulas nos galpões dos CTGs da cidade. A programação traremos na próxima edição.

CONCURSO INTEGRADO

Bueno! Está programado para este final de semana, um dos maiores concursos internos do Estado, pois ele abrange todos os CTGs da cidade, num único concurso. Dia 3 de setembro – sábado, a partir das 8h30min, serão realizadas as provas escritas, no galpão do CTG Chilena de Prata. No domingo, a partir das 8h30min, no CTG Campeiros do Sul, serão realizadas as provas artísticas e na parte da tarde, a mostra folclórica.

JANTAR EM BENEFÍCIO DE FESTIVAL

Bueno! A comissão organizadora do Festival de Trova Alvorada Gaúcha, boleia a perna e convida todos para participar dia 3 de setembro, do jantar em benefício do evento, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva. No cardápio, comida campeira a R$ 6,00 por pessoa. Contatos com Eva pelos fones 3442.4534 ou 9151.5361. O festival será realizado no dia 25 de setembro, sendo um dos maiores no gênero do nosso Estado.

CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul boleia a perna e te convida para participar neste sábado, dia 03 de setembro, do grande baile da cuca e da lingüiça, que terá a animação do Grupo Raça Galponeira. Contatos com o patrão Metralha pelo fone (51).6256-9766. O galpão do pioneiro de Alvorada fica na Av. Maringá, 720.

GRANDE BAILE DA INTEGRAÇÃO

Bueno! Na próxima terça-feira, dia 06 de setembro, véspera do feriado do 7 de setembro, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, grande baile de integração que será animado por Rogério Klippel e Grupo Os Gaúchos lá de Fora (ingresso a R$ 10,00 por pessoa. No evento, entrega das faixas para as prendas e crachás para os peões que fizeram o concurso integrado. Compre o seu CTG ou no CTG mais próximo de sua casa). O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

MOSTRA FOTOGRÁFICA EM PORTO ALEGRE

Bueno! Depois de passar pelas Cidades do Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Uberlândia/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Sinop/MT, Juiz de Fora/MG, agora é a vez da Capital dos Gaúchos, Porto Alegre receber a mostra fotográfica de um dos melhores fotógrafos do meio tradicionalista de Alvorada e Região: Antenor Tatsch Jr. O evento será do dia 03 a 15 de setembro (das 9 às 12h e das 14h às 18h), na Rua dos Andradas, 522 (lá pelos quartéis). Contatos com pelos fones (51) 8412-5711 e (51) 3288-2930.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário