quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 26/08/11

Bueno! As fases inter-regionais do Enart vão iniciar em Campo Bom, nos dias 27 e 28 deste mês, no Centro de Educação Integrada.

Dimensão: nas modalidades individuais (chula, gaita, violão, viola, bandoneon, solista vocal, declamação, trova, pajada e causo), serão 269 participantes. Nas Danças Tradicionais – Força A e B serão 36 invernadas; nas Danças Gaúchas de Salão, 48 casais; e entre os conjuntos instrumental e vocal, três entidades filiadas ao MTG estarão representadas. Os melhores de cada modalidade garantem classificação para a fase final do evento, nos dias 18 a 20 de novembro, em Santa Cruz do Sul.
As próximas etapas inter-regionais serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, em Alegrete, dias 1 e 2 de outubro em Ijui e dias 8 e 9 de outubro na cidade de Pelotas.

Desejamos boa sorte aos nossos representantes: na força “A”, o CTG Chilena de Prata e na força “B”, o CTG Amaranto Pereira. Nas individuais: Sthephanie Rodrigues do CTG Bento Gonçalves da Silva (intérprete solista vocal); Fernando Araújo do CTG Bento Gonçalves da Silva, Adair Rocha e Marlise Mesquita, ambos do CTG Amaranto Pereira (os três na declamação); Tiago L. Paulo, do CTG Amaranto Pereira (causo) e Jorge Teixeira e Priscila Lisboa, do CTG Bento Gonçalves da Silva (danças gaúchas de salão).

CHASQUES DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! Dias 19 e 20 de agosto estão marcados na nossa retina, pois houve vasta programação na cidade de Taquara, onde foi acesa a Chama Crioula, que vai arder em cada galpão do nosso Estado e até fora dele, por ocasião dos festejos farroupilhas. E teremos vasta programação em Alvorada. Alguns chasques nos foram repassados pelo subcoordenador Giovani:
1 – Dia 29 de agosto – segunda-feira, acontecerá uma charla extraordinária, tendo como pauta os festejos farroupilhas da nossa cidade, no galpão do CTG Amaranto Pereira.
2 – Dia 2 de setembro – sexta-feira, partirá a casco de cavalo, um piquete, rumo à cidade de Taquara, com o objetivo de trazer para a nossa cidade, a Chama Crioula para os festejos.
3 – Dia 3 de setembro – sábado, vai iniciar o maior concurso “interno” do Estado do Rio Grande do Sul, que denominamos de concurso integrado, pois participam do mesmo TODOS os CTGs da cidade. Neste dia às 8h30min, serão realizadas as provas escritas, no galpão do CTG Chilena de Prata
4 – Dia 4 de setembro – domingo – parte do CTG Campeiros do Sul, mais um piquete rumo à cidade de Taquara, mas em caminhão boiadeiro.
5 – Dia 4 de setembro – domingo – continuação do concurso integrado, com as provas artísticas pela manhã, às 8h30min e a mostra folclórica à tarde. Tudo no galpão do CTG Campeiros do Sul.
6 – Dia 5 de setembro – segunda-feira – saída a casco de cavalo, da cidade de Taquara, o piquete de Alvorada com a Chama Crioula. Estima-se que teremos mais de cem homens de a cavalo nesta jornada.
7 – Dia 6 de setembro – terça-feira – no galpão do CTG Sentinelas do Pago, grande baile de integração que será animado por Rogério Klippel e Grupo Os Gaúchos lá de Fora (ingresso a R$ 10,00 por pessoa. Compre o seu CTG ou no CTG mais próximo de sua casa).
8 – Dia 7 de setembro – quarta-feira – desfile do Dia da Pátria em Alvorada. Após a passagem da última escola na avenida, entrará o piquete de cavalarianos oriundos de Taquara, com a Chama Crioula, que será repassada para o Prefeito Municipal Carlos Brum, abrindo assim os festejos farroupilhas em nossa cidade. Mais detalhes na próxima edição.

JANTAR EM BENEFÍCIO DE FESTIVAL

Bueno! A comissão organizadora do Festival de Trova Alvorada Gaúcha, boleia a perna e convida todos para participar dia 3 de setembro, do jantar em benefício do evento, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva. No cardápio, comida campeira a R$ 6,00 por pessoa. Contatos com Eva Laguna pelos fones 3442.4534 ou 9151.5361. O festival será realizado no dia 25 de setembro, sendo um dos maiores no gênero do nosso Estado.

ADELAR BERTUSSI EM CACHOEIRINHA

Bueno! Dia 28 de agosto, no galpão do CTG Guapos da Amizade, almoço com domingueira, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca, com participação macanuda do maior de todos os gaiteiros: ADELAR BERTUSSI. Endereço: Rua Manatá, 627, no Bairro Princesa Isabel, na cidade de Cachoeirinha.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Fonte da arte! Como sempre, com competente carioca Valmir Gomes (o cariucho), que tem um dos sítios mais buenos, que trata com muito carinho a tradição do Rio Grande do Sul. Abra as cancelas e vá tomar um mate clicando em http://www.ocariucho.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário