segunda-feira, 25 de julho de 2011

Memória 7 Rede da 1ª RT! Camaquã acendeu a Chama Crioula do Estado!

          Bueno! No último dia 22 de agosto, sexta-feira, os tradicionalistas do Rio Grande do Sul se deslocaram até a cidade de Camaquã, mais precisamente até a sede do Sítio Água Grande, local onde o imortal Barbosa Lessa viveu por quase 16 anos, até a sua morte. Ao “som das diversas cascatas”, a solenidade teve início por volta das 10h30min. Entre as autoridades políticas presentes, destacamos o Vice-Governador Antônio Hoffeld, representando o Governador Germano Rigotto; o Deputado Federal Érico Ribeiro; o Deputado Estadual Osmar Severo; o Prefeito Municipal de Camaquã, João Carlos Fagundes Machado, diversos secretários estaduais, vereadores, secretários municipais, sendo alguns prefeitos e vereadores de outros municípios. Das autoridades tradicionalistas destacamos o presidente do MTG Manoelito Carlos Savaris; presidente da CBTG e ordem dos Cavaleiros do RS, Coronel Celso Souza Soares; 1ª Prenda Estadual Priscila dos Santos Peixoto; 1º Prenda Juvenil Estadual Michele Blazek; 1º Peão Estadual Felipe Luiz G. Toniazzo; Cyro Dutra Ferreira; diversos conselheiros beneméritos do MTG, coordenadores regionais, prendas e peões regionais, enfim, os tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.

          A abertura foi com a entoação do Hino Nacional, pela Banda da Brigada Militar. Após, no fogo de chão do galpão do sítio, foi acesa a Chama Crioula, pelo vice-governador Antônio Hoffeld, na presença da viúva de Lessa, Senhora Nilsa Lessa. A seguir foi interpretada a obra musical “Tributo a Barbosa Lessa”, por Édson Vargas. Pela Família Lessa, usou a palavra Ernandi Ávila, que agradeceu por essa homenagem ao inesquecível Barbosa Lessa, em especial ao Prefeito Municipal João Carlos Machado, ao Presidente do MTG Manoelito Carlos Savaris e aos tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul, pois a família, segundo Ávila, se sente orgulhosa de ver a Chama Crioula ser acesa no fogo de chão do sítio Água Grande, que foi fonte da maior inspiração de Lessa.

          Para o prefeito de Camaquã, João Carlos Fagundes, esta data ficará na história do município. Deu as boas-vindas aos tradicionalistas e agradeceu ao MTG pela oportunidade de acender a Chama Crioula neste Município. Comentou também que no sítio Água Grande será criado um espaço cultural em memória de Barbosa Lessa, estando em fase final para este fim, a criação da Fundação Barbosa Lessa.

          Para presidente do MTG Manoelito Carlos Savaris, Barbosa Lessa representa para o MTG, talvez o mais importante em termos de ideologia e filosofia para todos os gaúchos. Agradeceu a presença dos deputados, dos secretários estaduais, do vice-governador e disse que o MTG e o CTG não têm partido e que os tradicionalistas estão livres em termos de opção partidária. Fez um agradecimento especial aos jovens, pois sem eles, o Movimento não teria razão de ser.

          Encerrando os pronunciamentos, usou o microfone o Vice-Governador Antônio Hoffeld, que saudou a Senhora Nilsa Lessa.. Segundo ele, reencontrou o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris refazendo seus compromisso com o Movimento Tradicionalista Gaúcho. E, “ao acender a Chama Crioula neste local, repetimos o gesto de definição, de identidade mais forte, neste local, onde viveu Barbosa Lessa”. Agradeceu a oportunidade de poder participar do Acendimento da Chama Crioula Oficial, num local maravilhoso e privilegiado pela natureza.

          Após foi descerrada uma placa comemorativa ao acendimento da Chama Crioula no Sítio Água Grande, com os dizeres: “Deste local, em 22 de agosto de 2003 partiu a Chama Crioula. Luiz Carlos Barbosa Lessa: ele foi uma chama brilhante iluminando todo o Rio Grande e esta chama arderá para sempre. Antônio Augusto Fagundes. Camaquã, agosto de 2003”.

          Finalizando a solenidade, foi entoado, sob o comando da cantora Maria Luiza Benites, o Hino Riograndense e o Hino Tradicionalista. Após, um piquete de cavalarianos da 16ª Região Tradicionalista levou a Chama Crioula até o Forte Zeca Neto, para ser distribuída para todo o Rio Grande do Sul.

Fonte! Chasque resgatado da Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, edição nº 08, de 26 de agosto de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário