sexta-feira, 24 de junho de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 24/06/11

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade



CONCURSO REGIONAL DE PRENDAS E PEÕES

Bueno! O Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, o CTG Glaucus Saraiva, bem como as mais de 120 entidades tradicionalistas da 1ª RT filiadas ao MTG boleiam a perna e convidam a comunidade tradicionalista de toda a nossa região, para prestigiar e participar da 42ª Ciranda Cultural de Prendas – fase regional, que será realizada no dia 24 de junho, no clube social Geraldo Santana, em Porto Alegre, com a mostra folclórica e no dia 25 – sábado, juntamente com o 24º Entrevero Cultural dos Peões e Guris, também fase regional, também no clube social Geraldo Santana, onde serão realizadas todas as provas programadas do referido concurso ao longo do dia (prova escrita às 9h; abertura oficial às 11h; almoço às 12h; apresentação artística às 13h e às 23h, fandango de fandango e promulgação do resultado oficial, já na madrugada... E como será fandango, a PILCHA SERÁ OBRIGATÓRIA. O clube fica na Rua Luiz de Camões, 337, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

CHASQUE DO CTG SENTINELAS DO PAGO

Mas bah! Foram buenas uma barbaridade as comemorações dos nossos 25 anos.

Neste mês de junho o Sentinelas comemorou seu JUBILEU DE PRATA com grandes eventos: fizemos o 1º Sentinelas cultuando a tradição que embora com pouca participação de nossos co-irmãos, foi bastante proveitosa e enriquecedora para nossos tradicionalistas, com palestrantes de primeira linhagem. É com muita satisfação que agradecemos a cada palestrante.

E para encerrar com chave de ouro tivemos um grande jantar baile com o grupo Oh de Casa, que para nossa alegria foi um sucesso. Conseguimos juntar a história de nossa entidade, e inaugurar a galeria dos PATRÕES do CTG.

Foi emocionante ver cada ex-patrão com suas esposas, as esposas dos patrões que já partiram ou seus familiares os representando. Agradecemos a cada um por sua participação e colaboração nesta história que há de durar por mais 25 anos. Chasque publicado no sítio do CTG Sentinelas do Pago – www.sentinelasdopago.blogspot.com.

CHARLA DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! No dia 4 de julho – segunda-feira, acontecerá no galpão do CTG Sentinelas do Pago, a charla mensal da subcoordenadoria. E como setembro já está bem pertinho no nosso calendário, já estarmos tratando também, entre outros assuntos, a Semana Farroupilha. Contatos com o subcoordenador Giovani pelo fone 9149.4977. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

INSCRIÇÕES PARA O ENART: ATÉ DIA 27/06

Bueno! Conforme consta no chasque publicado no sítio oficial da 1ª RT do RS, as inscrições para participar do ENART 2011, vão até o dia 27 de junho – segunda-feira, das 18h30min às 22h, no galpão do 35 CTG em Porto Alegre. Baixe os formulários, regulamento e diretrizes, no sítio da 1ª RT – www.1rtrs.com.br. O sorteio da ordem de apresentação do Enart fase regional será realizado no mesmo local, às 20h, do dia 04 de julho.

GRUPO OH DE CASA

Bueno! O grupo alvoradense Oh de Casa estará se apresentando neste domingo, dia 26 à noite, na domingueira do 35CTG – primeira entidade tradicionalista, criada em 1948 e nos moldes como é hoje, do tradicionalismo organizado. O pioneiro 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre.

NATALÍCIO DO GILDO VÉIO

Bueno! Leogevildo José de Freitas, nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de junho de 1919 e partiu rumo à querência eterna no dia 4 de dezembro de 1982. Possuia um estilo muito próximo ao do também tradicionalista Teixeirinha, com quem, apesar de algumas divergências, por vezes fez parcerias e rivalizava em popularidade.

Trabalhou em diversas profissões, mas era a rigor um trovador e cantador popular.
No dia 4 de dezembro, data de sua morte, foi instituído como Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual RS 8.819/89 (fonte: wikpédia). Bueno! Assim lembramos os 92 anos de seu nascimento.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário