domingo, 5 de junho de 2011

Alvorada perde um grande nome

O repentista, compositor e trovador Portela Delavi, alvoradense de coração, faleceu na última sexta-feira, 27/05, aos 73 anos.



Em 2010 foi homenageado com o título de “Cidadão Honorário” em Sessão Solene da Câmara de Vereadores, conforme proposição do vereador Darci Barth.
José Portela Cruz Delavi adotou Alvorada como sua moradia ainda na adolescência. Foi também nessa época que começou a sua carreira de repentista, atuando ao lado de renomados artistas, no programa Grande Rodeio Curinga, que era levado ao ar todos os domingos, pela Rádio Farroupilha.  


O programa, de grande sucesso na época, era comandado por Darci Fagundes e Dimas Costas e tinha entre seus participantes Gildo de Freitas, considerado o maior repentista da história gaúcha, também trovador e compositor. Os dois foram parceiros de trovas durante muitos anos e com essa convivência Delaví aprimorou seus versos.


Durante a trajetória de sucessos que empreendeu o artista alvoradense ainda dividiu parcerias com outros ícones da música gaúcha, tais como Teixeirinha, José Mendes, Luiz Menezes, Os Mirins, Darci Fagundes entre outros, viajando pelo Brasil como repentista e levando o nome de Alvorada pelos rincões onde passava. Seus versos de improviso, ou não, falavam da vida do gaúcho no campo e na cidade.

Aos 20 anos começou a compor, mas a consagração da carreira veio com a música "Pára Pedro", que já foi gravada por cantores famosos como: José Mendes, Sérgio Reis, Wilson Simonal, Ivan Cury, Cleiton e Cledir; e Pequenos Cantores da Guanabara, entre outros.


O grande conhecimento musical da cultura tradicionalista e a qualidade dos versos de Portela Delaví foram reconhecidos em recente reportagem, feita pelo jornal Zero Hora em matéria sobre a vida de Gildo de Freitas, onde foi citado como um dos maiores trovadores do Estado, de todos os tempos.


Vários foram os prêmios recebidos por Portela Delavi durante sua jornada artística, sendo agraciado com várias condecorações e homenagens. Participou diversas vezes de programas de televisão, em especial do programa Galpão Crioulo da RBS, representando Alvorada, e no auge da sua produção artística chegou a realizar 28 bailes por mês.
A história da música "Para Pedro”: tida como a composição de maior repercussão, a música Pára Pedro surgiu a partir de um incidente presenciado pelo autor durante uma viagem rumo a Tuparendí, para tocar num baile. Acompanhado de José Mendes e Nair e Nadir passava por Santo Ângelo quando a Kombi que viajavam pifou e tiveram que pegar um ônibus na rodoviária de Santa Rosa. Lá chegando, se depararam com um deficiente visual tocando gaita.


Observaram um rapaz que se aproximando, sorrateiramente, tentava roubar o deficiente que, no exato momento, pulou da cadeira e gritou: “Para Pedro!”.



Naquele momento, Portela Delaví falou a José Mendes que aquela era uma boa inspiração para uma letra de música, uma composição. Oito dias após, no programa da Rádio Farroupilha, Portela Delaví, cantou a música "Para Pedro", que a partir daí tornou-se famosa, sendo cantada e admirada até hoje.

Fonte! Chasque e retrato publicados nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada - RS, na edição do dia 03 de junho de 2011. Abra a cancela clicando em http://www.jornalasemana.net/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário