sexta-feira, 1 de abril de 2011

Memória 1 da Rede 1ª RT! Resgate do Departamento de Divulgação da 1ª RT/RS - 2001 a 2007

1ª REGIÃO TRADICIONALISTA DO RS
Lema: Pelo Rio Grande, pelo Brasil

REDE DE INFORMAÇÃO DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA Nº 0

Alvorada, 04 de julho de 2003

Boa noite gauchada amiga! Estamos pedindo licença para entrar em teu rancho para darmos início à REDE DE INFORMAÇÃO, que tem por objetivo, divulgarmos entre nós TUDO o que acontece em nossos CTGs, tais como
Fandangos, bailes, shows......
Encontros culturais, palestras, cursos......
Os eventos oficiais da Região e do MTG......
O aniversário do CTG, do patrão, da prenda....


Como funciona? É só trocarmos informações com os dados necessários para a divulgação via chasque eletrônico (e-mail) e nós do Departamento de Divulgação, iremos utilizar estes dados para canalizar para outros meios de comunicação.

E SE O EVENTO SOCIAL, CULTURAL OU ESPORTIVO DO TEU CTG NÃO ESTÁ AQUI, ou SE ELE ESTÁ AQUI, MAS COM DADOS INCORRETOS, MANDA UM CHASQUE ELETRÔNICO PARA valdemar@tcheweb.com.br.  

Bueno! Assumimos como Diretor de Divulgação da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, em janeiro de 2001. Trouxemos de Alvorada a experiência na divulgação do tradicionalismo local, feita por nós no Jornal de Alvorada (do diretor Laudir José Dutra), que anos depois fechou; no Jornal A Semana, com a nossa participação a partir da edição do dia 03 de dezembro de 1998 e sem interrupção até hoje com a coluna Tradição e Cultura, e com participação na mídia tradicionalista, como o Jornal do Nativismo, do amigo Paulo de Freitas Mendonça, no Jornal Nativista Boca da Serra, do amigo Léo Ribeiro de Souza, no Jornal Clarim de Caxias do Sul, no Jornal Buenas Chê de Blumenau (SC) entre outros.

A 1ª RT/RS não tinha galpão virtual na internet e em 2001 surgiu a página www.nossacidade.hpg.com.br, construída pelo morador do Jardim Algarve Cláudio Klaus, que nos solicitou material tradicionalista para incrementar a sua página, que tinha como objetivo divulgar o nosso bairro e a nossa cidade. Por fim, criou a página www.valdemargauderio.hpg.com.br, que tinha como objetivo específico divulgar o tradicionalismo a partir do CTG Amaranto pereira, dos demais CTGs da cidade e textos da cultura gaúcha.


Por solicitação da Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista, Cláudio também construiu a página oficial www.primeiraregiaors.hpg.com.br, com o objetivo de divulgar o tradicionalismo da 1ª Região Tradicionalista, sob a nossa responsabilidade. Mas em 2003, o Cláudio não pôde mais atender e atualizar as páginas. A partir de então, a atualização passou para Fernando Araújo, um tradicionalista da cidade, do CTG Bento Gonçalves da Silva, que desde então atualizou as duas páginas, por nós alimentadas.


Este trabalho continuou até junho de 2003, quando criamos um verdadeiro jornal virtual, um antecessor do atual sítio (blog), que era elaborado e mandado em word por chasque eletrônico (e-mail)para os nossos cadastros, entre os quais a CBTG, MTGs de todo o país, Membros da Coordenadoria, CTGs da 1ª RT, do Rio Grande do Sul, do Brasil e até do Exterior. Estava criada a REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª RT, conforme o enunciado inicial deste chasque. E na primeira edição, do dia 4 de julho de 2003, colocamos o número "zero", pois nem número tinha. A ideia partiu da edição seguinte, que numeramos com o número "um". No mesmo momento que o "jornal" era enviado por chasque eletrônico, Fernando Araújo fazia a postagem no sítio da 1ª RT e na do Valdemar Gaudério...

Os galpões acima citados, bem como o nosso chasque eletrônico, não existem mais, pois, achamos inclusive que o portal gratuito "hpg" também tenha sucumbido, ou no mínimo perdeu espaço com a proliferação dos sítios (blogs), que não necessitam de especialistas na sua construção!


Ficamos na função até dezembro de 2007, quando passamos as rédeas do departamento para o tradicionalista Paulo Guimarães do CTG Raízes do Sul e coordenador do sítio Chasque Pampeano - http://www.chasquepampeano.com.br/. Agradecemos aos coordenadores da 1ª RT / RS, que sempre confiaram no nosso trabalho: Liria Ramos, Florisbelo Lopes Augusto e Nelson Lima dos Santos. 

Bueno! Doravante, estaremos, dentre outros chasques, trazendo chasques do passado, que ficaram registrados nas páginas da REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª RT do RS.

Baita Abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura

Nenhum comentário:

Postar um comentário