quarta-feira, 6 de abril de 2011

Califórnia de Uruguaiana na UTI

Li no site da Gente Gaúcha Produções o que segue:

"A 37ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, mais uma vez foi cancelada.

Segundo os organizadores, a edição programada para o período entre 07 e 10 de abril não mais será realizada por absoluta falta de recursos financeiros.


De acordo com a direção do CTG Sinuelo do Pago, entidade responsável pelo festival, uma nova data será definida para o mês de dezembro de 2011.


A comunidade nativista e tradicionalista de Uruguaiana, e até mesmo de outros municípios, está indignada com a medida e questiona a falta de apoio do poder público que investe milhões no "Carnaval fora de época" e deixa de lado a Califórnia, sem direcionar um centavo sequer ao evento definido por lei pelo governo do estado como "Patrimônio Cultural".


Uma fonte fidedígna me confidenciou que, por razões políticas, ocorrem graves desentendimentos entre a prefeitura de Uruguaiana e os administradores da Califórnia e que estas rusgas resultaram inclusive no pedido de desocupação do imóvel que a prefeitura cedia para a Califórnia e que o evento utilizava há bom tempo como sede oficial.


A gente ouve muitas historias sobre os motivos que levaram a esta difícil situação pela qual a Califórnia está passando, mas de oficial ou com a devida comprovação não sabemos nada". 

Ante o exposto e considerando verdadeiras as informações do Jairo Reis (Diretor da Gente Gaúcha Produções), um jornalista de credibilidade e bom trânsito no meio festivaleiro, só tenho a lamentar. 

Lamentar que o festival pioneiro, o precursor, o paradigma destes eventos musicais pelo Rio Grande esteja na UTI. Mal comparando, é como se o Rodeio de Vacaria fosse a bancarrota. Como se o ENART (Encontro de Artes) deixasse de acontecer. Como se o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre fechasse as cancelas... 

Lamentar que picuinhas políticas e vaidades pessoais ponham em descrédito um evento que alavancou o nome de Uruguaiana no cenário cultural da América Latina. 

Lamentar que dêem preferência a uma cultura universal (carnaval) em detrimento de uma cultura própria, gauchesca, terrunha. 

Sei das dificuldades financeiras da Califórnia, que há tempos se arrasta como carroção de eixo silencioso pelos descaminhos do sul, mas não tenho idéia quem sejam os responsáveis por tal desatino de não envidar esforços pela realização do legendário festival. Contudo, tenham a certeza de que estas pessoas ficarão marcadas pelo ferro-em-braza da culpa que, igual marca de relho ou de adaga, passa o tempo e não se apaga. 

Fonte! Chasque de Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu sítio - http://www.blogdoleoribeiro.blogspot.com/, no dia 06 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário