quinta-feira, 14 de abril de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana. Edição do dia15.04.11

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


CTG CAMPEIROS DO SUL

         Bueno! Neste dia 16 de abril, a patronagem eleita para o biênio 2011 / 2012 do pioneiro CTG Campeiros do Sul, vai tomar posse oficialmente com um grande baile, que terá a animação do Grupo Rebenque. Informações com o patrão Metralha pelo fone 051.6256.9766 ou com a secretária Mana pelo fone 051.9352.2468. O galpão do pioneiro de Alvorada fica na Av. Maringá, 720. Acesse também o sítio do CTG, abrindo a cancela clicando em www.ctgcampeirosdosul.com.br.

MTG ESCOLHE PEÕES ESTADUAIS

Nesta quinta-feira à noite, em Monte Belo do Sul, teve início a escolha dos novos peões do Rio Grande do Sul. Dezoito das 30 Regiões
Tradicionalistas do Estado levaram seus representantes para disputar o título de Peão e Guri Farroupilha no 23º Entrevero Cultural.
De 29 participantes, apenas seis irão ser escolhidos para representar a
cultura, as habilidades e os valores do Peão Gaúcho. Segundo o presidente do MTG, Erival Bertolini, o desejo do Movimento era poder premiar a todos. "Só pelo fato de estarem envolvidos com o tradicionalismo, estes jovens já saem daqui vencedores", afirma.
As provas envolvem conhecimentos artísticos, onde são executadas danças de salão, danças tradicionais, além de declamação, canto, instrumentos  e poesia. A prova oral avalia a desenvoltura, a expressão e a apresentação. Já as provas campeiras são as que mais somam aos candidatos, valendo 30 pontos.
Nestas, os jovens realizam sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar,
tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O
último quesito avaliado é a participação em eventos e vivência
tradicionalista, valendo 10 pontos.
A comunidade também está sendo mobilizada para o evento. Uma dos chamamentos da administração municipal é para a abertura do comércio durante o concurso, aproveitando o grande movimento de visitantes à cidade. Os resultados serão anunciados em uma fandango, no sábado à noite.  Regiões Participantes: 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 15ª,
18ª, 20ª, 21ª, 22ª, 24ª, 26ª. Total de RT's participantes: 18. Fonte! Chasque remetido por Felipe Basso.

SÍTIO DO GAÚCHO TAURA

         Bueno! Estávamos construindo um novo sítio, direcionado às tradições da nossa Terra. E no dia 20 de março – domingo, pregamos as últimas costaneiras e abrimos as cancelas e será neste rancho que estaremos enfocando, em primeiro plano, os chasques tradicionalistas da nossa cidade e num segundo plano, os da 1ª Região Tradicionalista do RS, bem como do nosso Estado e até do Exterior. Dê uma camperiada e manda o chasque com os eventos do teu CTG para valdemar@engroff.com.br. Abra a cancela clicando em www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.

MEU SÍTIO NA WEB

         Bueno! Rancho pronto, coberto de capim santa-fé e de cancelas abertas para o mundo é o sítio do Dausaker, índio velho que, além de tradicionalista que veste a indumentária do CTG Bento Gonçalves da Silva, é um baita profissional na área de informática na nossa cidade.
            Meu sítio na Web trará a tradição para o mundo virtual em forma de versos xucros, as mais afamadas marcas musicais, chasques e notícias tradicionalistas. Como o sítio tem poucos dias de vida no mundo virtual, tu já podes ver lá chasques interessantes: “como preparar um chimarrão”, “benefícios do chimarrão” e “Documentário da National Geographic sobre o Gaúcho”, etc. Para dar uma camperiada, basta abrir a cancela em www.meusitionaweb.blogspot.com.


                                       Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário